Programa Contabilizando com IFRS e SPED


Contabilizando com o IFRS e SPED



 

 

O Curso

O Programa Contabilizando com o IFRS e SPED para Pequenas e Médias Empresas tem como objetivo desenvolver nos participantes uma visão estratégica sobre a contabilidade como uma ferramenta de gestão, habilitar profissionais para um processo de liderança e capacidade de atingir resultados num contexto de alta competitividade atuando como agentes de mudanças. O curso tem como objetivo a capacitação e compreensão da Ciência Contábil em face da aplicação das normas contábeis internacionais, de acordo com a Resolução CFC n° 1255/2009. 

Programa Educação Profissional Continuada

A participação em cada Módulo do curso garante 80 pontos no Programa Educação Profissional Continuada.

Público Alvo

Contadores e Técnicos em Contabilidade, devidamente registrados e em dia com suas obrigações junto ao CRCSC

Carga-horária


As aulas terão carga de 8horas diária. Das 8h às 12h15, com intervalo de 15 minutos, e das 13h45 às 18h, com intervalo de 15 minutos.
 

MÓDULOS

 

Módulo I
Introdução / Sensibilização
Adoção Geral da Norma TG 1000 (seção 35)
Pequenas e Médias Empresas (Seção 1 – NBC TG 1000)
Conceitos e Princípios Gerais (Seção 2 – NBC TG 1000)
Apresentação das Demonstrações Contábeis (Seção 3 – NBC TG 1000)


Módulo II
Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro (Seção 10 – NBC TG 1000)
Instrumentos Financeiros Básicos (Seção 11 – NBC TG 1000)
Outros tópicos sobre Instrumentos Financeiros (Seção 12 – NBC TG 1000)
Pagamento Baseado em Ações (Seção 26 – NBC TG 1000)
Estoques (Seção 13 – NBC TG 1000)


Módulo III
Investimento em Controlada e em Coligada (Seção 14 – NBC TG 1000)
Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture) (Seção 15 – NBC TG 1000)
Combinação de Negócios e Ágio por Expectativa de Rentabilidade Futura (Goodwill) (Seção 19 – NBC TG 1000)
Divulgação sobre Partes Relacionadas (Seção 33 – NBC TG 1000)
Propriedade para Investimento (Seção 16 – NBC TG 1000)
Entidade Sem Finalidade de Lucros (ITG 2002)

Módulo IV
Ativo Imobilizado (Seção 17 – NBC TG 1000)
Ativo Intangível Exceto Ágio Por Expectativa De Rentabilidade Futura (Goodwill) (Seção 18 – NBC TG 1000)
Operações de Arrendamento Mercantil (Seção 20 – NBC TG 1000)
Redução ao Valor Recuperável de Ativos (Seção 27 – NBC TG 1000)

Módulo V
Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes (Seção 21 – NBC TG 1000)
Passivo e Patrimônio Líquido (Seção 22 – NBC TG 1000)
Receitas (Seção 23 – NBC TG 1000)
Benefícios a Empregados (Seção 28 – NBC TG 1000)

Módulo VI
Subvenção Governamental (Seção 24 – NBC TG 1000)
Custos de Empréstimos (Seção 25 – NBC TG 1000)
Tributos sobre o Lucro (Seção 29 – NBC TG 1000)
Hiperinflação (Seção 31 – NBC TG 1000)
Evento Subsequente (Seção 32 – NBC TG 1000)
Atividades Especializadas (Seção 34 – NBC TG 1000)

Módulo VII
Balanço Patrimonial (Seção 4 – NBC TG 1000)
Demonstração do Resultado e Demonstração do Resultado Abrangente (Seção 5 – NBC TG 1000)
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (Seção 6 – NBC TG 1000)
Demonstração dos Fluxos de Caixa (Seção 7 – NBC TG 1000)
Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis (Seção 8 – NBC TG 1000)
Demonstrações Consolidadas e Separadas (Seção 9 – NBC TG 1000)
Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis (Seção 30 – NBC TG 1000)

Módulo VIII
CT-e / NF-e / NFe-s
Sped Contábil

Módulo IX
Sped Fiscal
EFD Contribuições

Módulo X
Fcont
E-lalur

 

PROFESSORES

 

 

ITELVINO SCHINAIDER - MÓDULO I

 

Contador com mais de 25 anos de experiência na área contábil e societária; Consultor tributário em Tributos Diretos, Planejamento Tributário e Reorganização Societária; Especializado em Contabilidade Gerencial e Tributária; Perito Contábil Judicial; Palestrante convidado de diversas entidades de classe em eventos por elas instituídos; Coordenador de Projetos de Custos, aplicando o método ''ABC'' para o setor de TI; Conselheiro do PROCON e do Banco do Vale; diretor do Sindicato dos Contabilistas de Blumenau e sócio diretor da Alliance Assessoria Contábil e Tributária.


MARCOS BARBOSA REBELLO - MÓDULO II,  IV, V E VII

 

Mestre em Contabilidade pela UFSC, Pós Graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV/RJ, Graduado em Ciências Contábeis. Atua nas áreas de Controladoria, Contabilidade e Custos em empresas da região de Criciuma/SC, também atua como Consultor Contábil, para Operadoras de Planos de Saúde nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Professor de Cursos de Pós Graduação nas disciplinas de Contabilidade Gerencial e Financeira, Gerenciamento de Custos e Orçamento Empresarial.


SERGIO PAULO STAHN - MÓDULO III

 

Mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP. Especialista em Gerência Contábil e Auditoria pela UNIVILLE (convênio INPG). Contador formado pela UNIVILLE. Auditor com 25 anos de experiência, registrado no Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI, com trabalhos realizados no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Paraguai, principalmente no Grupo Tigre. Sócio Responsável pela Sérgio Stahn Auditores Independentes S/S, registrada na Comissão de Valores Mobiliários como Auditor Independente Pessoa Jurídica. Professor universitário na UNIVILLE, há 24 anos, nas disciplinas de Contabilidade e Análise de Custos, Auditoria, Perícia Contábil, Laboratório Contábil e Administração Financeira e Orçamentária. Professor de pós-graduação na Faculdade Cenecista de Joinville, na disciplina de Auditoria. Assistente técnico em perícias contábeis. Conselheiro fiscal da Reunidas S/A Transportes Coletivos. Ex-conselheiro fiscal da Tigre S/A Tubos e Conexões.

 

LAUDELINO JOCHEM  - MÓDULO VI
 

Contador, Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Gestão Tributária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Aperfeiçoamento em Contabilidade Internacional – Adequação Brasileira às Normas IFRS pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Coordenador Geral da J & L – CONTABILIDADE, Consultor de Qualidade para Prestadoras de Serviços Contábeis, Professor Universitário, Vencedor do III e do IV Concurso Prêmio Professor “Orivaldo João Busarello”, categoria Profissionais-Professores de Contabilidade nos anos de 2008 e 2010 promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, (CRC/PR) e Academia de Ciências Contábeis do Paraná.

 

NORTON SILVA - MÓDULO VIII

 

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Alto Vale do Itajaí – UNIVALI em 2001. Empresário Contábil. Sócio Proprietário da Certa Contabilidade. Especializado em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Instrutor e Palestrante da AEMFLO/CDL – São José. Instrutor voluntário do Projeto PESCAR – Contabilidade – Logística. Consultor Empresarial de Custos e Processo de Qualidade desde 2001. Nucleado pelo Núcleo dos Contadores em Gestão Empresarial – NUCONT.

 

FABRICIO OENNING - MÓDULO IX

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville. Pós-graduado em Controladoria e Finanças pela Sociedade Educacional de Santa Catarina - Fundação Getúlio Vargas e em Governança Corporativa pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação - Trevisan Escola de Negócios. Possui mais de 20 anos experiência em Controladoria/Finanças/Tributário e Desenvolvimento de Software. Foi professor do curso de Ciências Contábeis da Sociedade Educacional de Santa Catarina e professor de pós-graduação da Católica de Santa Catarina. É membro com conselho fiscal da Cooperjoi Cooperativa de Reflorestamento. Co-Fundador do Pensamento Contábil e Sócio-Diretor da Studio E-Fiscal Santa Catarina.

 

FÁBIO LUÍS CAMBIAGHI - MÓDULO X

 

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville. Pós-graduado em Administração Financeira, Contábil e Controladoria pelo IMBRAPE. Cursando MBA em Contabilidade e Direito Tributário com Ênfase em Gestão de Risco Fiscal na Era Pós-Sped pelo IPOG (03/13 – 03/15). Auditor-Sócio desde 2003 na Selecta Auditores Independentes S/S, com registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI e na Comissão de Valores Mobiliários – CVM na qualidade de responsável técnico. Atuou como Contador em escritório contábil e como Analista de Custos e Controladoria em empresa de grande porte. Professor em cursos de Graduação e Pós-Graduação (UNIVILLE e UNIASSELVI e FACEL), lecionando principalmente as disciplinas de Contabilidade e Análise de Custos, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Financeira, Contabilidade Avançada, Contabilidade Internacional, Legislação e Tributos Federais, e Direito Tributário.


DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES: cursos1@crcsc.org.br | (48) 3027-7039

 

LOGIN