Free cookie consent management tool by TermsFeed
Eventos

12º Encontro Catarinense de Observatórios Sociais


Local: https://www.youtube.com/osbsantacatarina
Data: 25 de outubro de 2021 até 26 de outubro de 2021
Horário: 14:00 às 21:30

O 12º ECOS - Encontro Catarinense de Observatórios Sociais – que acontece no formato on-line, nos dias 25 e 26 de outubro - visa fortalecer e divulgar a atuação dos Observatórios Sociais, e oferecerá temas importantes para a discussão e conhecimento da sociedade.

Este ano temos como co-realizadores do evento os Observatórios Sociais locais de Mafra e Joinville.

Trataremos do tema “A culpa é sua! E agora?” E a reflexão de impacto que queremos trazer a esse encontro é: “Se a culpa é minha, o que posso fazer para mudar isso?” Vamos buscar juntos formas de mudar o cenário atual, entender a importância de transformar, produzir, criar e respeitar.

Dia 25/10 (segunda-feira)

14h00 às 14h30: Cerimônia de Abertura
Alexsandro Schu - Presidente do Conselho de Administração do OSB-SC, Marcelo Sallai - Presidente do Conselho de Administração do OSB-Mafra, Fabiano Luis D'Agostin - Presidente do Conselho de Administração do OSB-Joinville, Jean Sandro Pedroso - Vice-presidente de Comunicação do Conselho de Administração do OSB e Cerimonialista: Carlos Stegemann – Jornalista.

14h30 às 16h00: Painel 1 - E agora pacato Cidadão?
Convidados: Roberto Zardo - Voluntário do OSB-Floripa e Nelson Akimoto - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, junto com o Mediador Alexsandro Schu - Presidente do Conselho de Administração do OSB-SC, trarão à discussão o papel do Cidadão na mudança que buscamos na Gestão Pública. Para haver transformação é necessário a participação.

16h30 às 18h00: Painel 2 - A Indústria e o Desenvolvimento Sustentável
Convidados: José Lourival Magri - Presidente da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC e Funcionário da área de Meio Ambiente da Engie Brasil Energia, Alex Marson - Líder do Capitalismo Consciente SC e CEO da Rudolph, Leandro Farina - Presidente do Excelência SC e Gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani Papel e Embalagens. Mediador: Leonardo Costa - Vice-presidente para assuntos Institucionais e de Aliança do OSB-SC.
Este painel trará à tona a discussão sobre assuntos como o Capitalismo Consciente, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o incentivo ao Voluntariado e a Integridade Empresarial, apresentando caminhos sobre como a Indústria pode contribuir para discussões em torno do tema Sustentabilidade levando inclusive sua experiência por meio de projetos junto às instituições do terceiro setor e aos órgãos públicos que tenham o Cidadão como foco de atuação e mudança.

19h00 às 21h00: Painel 3 - E agora Empresário? O que podemos fazer juntos?
Convidados: Edmilson Zanatta – CEO das Tintas Farben, Felipe Gondin - CEO da CAPME, Rita Conti – Presidente da Associação Empresarial de Brusque, Roberto Amaral – Presidente da Rede SCC. Mediador: Alexsandro Schu – Presidente do OSB-SC.
Este painel voltado aos Empresários tem a finalidade de fazer a reflexão e tentar apontar caminhos para a pergunta: E agora Empresário? O que podemos fazer juntos? Considerando o tema do evento: “A culpa é sua, e agora?” Queremos trazer todos para essa reflexão, pensar que se a gestão pública não está como gostaríamos, deveríamos fazer nossa parte para melhorar. E nesse painel específico, tratar de como os empresários podem se envolver e apoiar as causas do controle social, da busca da transparência e melhoria da gestão pública.... qual o caminho?

Dia 26/10 (terça-feira)

10h00 às 11h30: Painel 4 - Documentos Contábeis, Compromissos e Responsabilidades para o Terceiro Setor
Convidados: Rúbia Albers Magalhães – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Especialista em Planejamento Tributário e Controle de Entidades do Terceiro Setor, Tadeu Pedro Vieira – Conselheiro e Coordenador da Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil – CRC/SC. Moderadora: Daniela Zimmermann Schmitt – Contadora e Conselheira Fiscal do OSB-SC.
Esse Painel chamará a atenção para que as Entidades do Terceiro Setor entendam a necessidade e busquem um Profissional da Contabilidade para lhes assessorar. A gestão contábil das Entidades do Terceiro Setor precisa ser profissionalizada e bem administrada para evitar problemas futuros. Chega de assistencialismo e amadorismo, o painel vai mostrar isso. Lembrando que o Terceiro Setor está tendo muito destaque inclusive com oportunidades para captação de recursos, mas que para tal é imprescindível a documentação estar dentro das normas e padrões contábeis.

14h00 às 15h00: Painel 5 - O Poder Legislativo na garantia da eficiência da Gestão Pública
Convidados: Dra. Lara Peplau – Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MP/SC, Dr. Marcos Augusto Brandalise – Promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê. Mediador: Dr. Thiago Souza de Albuquerque – Membro do Comitê de Compliance do Sistema OSB.
Esse painel apresentará a correlação entre as funções dos Vereadores/Legislativo Municipal com o combate à corrupção e a má gestão na administração pública. Assuntos como portais de transparência, leis de acesso à informação e controle social dos atos da administração serão abordados aqui.

15h30 às 16h30: Painel 6 - Força-Tarefa Transparência Efetiva
Convidados: Waldemir Paulino Paschoiotto - Secretário TCU em SC e Coordenador Geral da Rede de Controle da Gestão Pública em SC, Ney da Nóbrega Ribas - Coordenador Nacional da Força Tarefa Cidadã do Sistema OSB. Mediadora: Terezinha Exterkoetter - Coordenadora do OSB-Joinville.
Força Tarefa Cidadã é um trabalho sobre transparência pública em municípios conduzido em parceria com as Redes de Controle estaduais. Exposição do trabalho que consiste em uma avaliação da transparência pública de 2.376 munícipios em oito estados da federação, que compõem o grupo piloto do projeto. Essa avaliação feita por cidadãos capacitados por uma equipe de auditores do TCU, da Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), verifica se os municípios atendem aos ditames da Lei de Acesso à Informação (LAI) e demais normas que tratam do tema transparência pública.

• 17h00 às 18h00: Painel 7 - Educação Fiscal - Participar para transformar
Convidado: Diego Damiani – Secretário Executivo do Conselho Estadual de Combate à Pirataria – CECOP/SC e Coordenador de Educação Fiscal OSB-Floripa. Mediadora: Daniela Zimmermann Schmitt – Voluntária e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Fiscal Cidadã do OSB-SC.
Será apresentado uma proposta de reformulação do Projeto de Educação Fiscal Cidadã que teve como piloto o Observatório Social de Florianópolis. Projeto estruturado para disseminação presencial e virtual nas escolas para atender a demanda de Educação Fiscal Cidadã nos vários municípios de Santa Catarina. Parceria que traz a chancela do OSB-SC.

• 18h30 às 19h30: Painel 8 - Empregabilidade: Conhecimento gerando novos Cidadãos
Convidados: Eli Teresinha Biscaro - Professora do Curso de Ciências Contábeis da Unisociesc Blumenau, Ana Paula da Silva Luz e Pollyana Ramos - Acadêmicas do Curso de Ciências Contábeis da Unisociesc Blumenau, Mauro de Castro Aniceto – Coordenador Administrativo do OSB-Blumenau. Mediador: Evandro Carlos Gevaerd – Vice-presidente de Controle e Defesa Social do OSB-SC.
Case com foco no acompanhamento e análise do nível da transparência e eficiência (qualidade) da aplicação (gestão) dos recursos públicos disponibilizados à Prefeitura de Blumenau no combate a pandemia do COVID-19, o projeto foi desenvolvido no período de março a junho de 2021 e consistiu na participação dos acadêmicos da UniSociesc – Campus Blumenau dos Cursos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior em atividades de controle social do serviço público sob a orientação do Observatório Social do Brasil – Blumenau.

• 20h00 às 21h30: Painel 9 - Palestra-Magna A culpa é sua. E Agora?
Convidados: Dr. Deltan Dallagnol – Procurador da República e Dra. Luciana Asper - Procuradora da República do MPF-DF. Mediador: Raul Groppo – Presidente do Conselho de Administração do OSB.

O encerramento do nosso evento conta com a participação desses renomados Procuradores da República que trarão à reflexão do público como cada um de nós está exercendo a sua cidadania, como poderemos participar do controle social e construir um Brasil melhor.

Clique aqui e faça sua inscrição!

Termo de aceitação

© Copyright 2022 - Direitos reservados