Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Entidades contábeis debatem a questão dos honorários


Data: 25 de maio de 2010
Fotos:
Créditos:


 A primeira reunião aconteceu na sede do CRCSC e contou com a participação do presidente da entidade, Sergio Faraco, dos presidentes dos Sescons Santa Catarina, Elias Nicoletti Barth, da Grande Florianópolis, Augusto Marquart Neto, e de Blumenau, Daniela Zimmermann Schmitt, bem como do vice-presidente regional da Fecontesc, Tadeu Oneda. Também estavam presentes o conselheiro do CRCSC, Gil Losso, o diretor do Sindicont Litoral, Wellington Fernandes Spíndola, e os diretores do Sescon Grande Florianópolis, Tereza de Jesus Alves e Luiz Fernando Pereira.

De acordo com Tadeu Oneda, escolhido para coordenar esse trabalho, será feito inicialmente um levantamento sobre custos e valores praticados em várias localidades do Estado, de modo que o documento final contemple a realidade de cada região. “Nosso objetivo é encontrar parâmetros que auxiliem os profissionais na hora de fixar os seus honorários”, explicou.

Para o presidente do Sescon Grande Florianópolis, os empresários da área contábil têm dificuldade tanto para fixar o valor inicial de seus serviços quanto para reajustá-los ao longo do tempo. “É preciso lembrar que o leque de atividades executadas hoje é significativamente maior, bem como a responsabilidade que pesa sobre os ombros do contabilista”, disse Marquart Neto.

Na avaliação de Elias Barth, o documento final – que deve ser publicado e distribuído a todas as empresas contábeis – também deve trazer orientações sobre contrato de prestação de serviços e dicas de como negociar valores que façam jus ao trabalho executado.

Já a presidente do Sescon Blumenau considera que os contabilistas precisam, mais do que nunca, se valorizar e cobrar por todos os serviços prestados. “Muitos deixam de reajustar o contrato por medo de perder o cliente”, observou. “A solução passa pela qualificação profissional e por agregar cada vez mais valor ao nosso trabalho, exigindo uma contrapartida condizente com a responsabilidade técnica que temos frente a qualquer tarefa que executamos”, completou Daniela.

Café da manhã – O presidente do CRCSC informou que dia 11 de junho será realizado na sede da entidade, em Florianópolis, um café da manhã para discutir honorários e o futuro do escritório contábil, com a presença de representantes do Sescon São Paulo. “É uma forma de contribuir para com esse debate, primordial para o fortalecimento de nossa classe”, disse.

* Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados