Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb) orienta aplicação da IFRS 9

Data: 1 de abril de 2020
Créditos: Por Maristela Girotto - Comunicação CFC

Diante das incertezas que tomaram conta do ambiente econômico mundial, em decorrência da pandemia de Covid-19, o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb, na sigla em inglês), divulgou, na sexta-feira (27/3), um documento em que orienta sobre a aplicação do IFRS 9 – Instrumentos Financeiros.

De acordo com o site do Iasb, o documento é preparado para fins educacionais e destaca os requisitos da Norma que são relevantes para as empresas, considerando como a pandemia afeta a contabilização de perdas de crédito esperadas. A publicação do documento destina-se a apoiar a aplicação consistente e robusta da IFRS 9, segundo o organismo responsável pela edição das normas IFRS.

O Iasb explica que essa IFRS foi desenvolvida em resposta a solicitações do G20 e de outros organismos, com a finalidade de fornecer mais informações prospectivas sobre perdas com empréstimos, do que a norma vigente anteriormente, e para fornecer informações transparentes e oportunas sobre mudanças no risco de crédito.

O documento reconhece que estimar a perda em instrumentos financeiros é desafiador nas circunstâncias atuais e destaca a importância de as empresas usarem todas as informações razoáveis e disponíveis – históricas, atuais e prospectivas na medida do possível – ao determinar se as perdas vitalícias devem ser reconhecidas em empréstimos e na mensuração de perda de crédito esperada.

Acesse o IFRS 9 e Covid-19 – contabilizando as perdas de crédito esperadas.