Primeira Câmara Técnica Debate de 2020 é realizada ao vivo pelo CRCSC

Data: 30 de abril de 2020
Créditos: Maitieli Weber

Na manhã deste dia 30/04 o CRCSC realizou a primeira Câmara Técnica Debate de 2020. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do CRCSC e teve como tema: Limites da Lei de Responsabilidade Fiscal no Momento Atual.

Os palestrantes foram Jefferson F. Grande, Diretor de Contabilidade e Informações Fiscais na Secretaria do Estado da Fazenda de SC; Leonardo Nascimento, Coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Flávio George Rocha, Contador da Fazenda Estadual do governo de Santa Catarina e está à disposição do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e também é membro do Grupo Assessor da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade.

O encontro também contou com dois debatedores: a Presidente do CRCSC Rúbia Albers Magalhães, ela que é contadora e empresária contábil, assim como o Vice-Presidente da Câmara Técnica do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo que também é contador e empresário contábil.

Rúbia fez a abertura do evento e falou sobre oportunidade de realizar um encontro online para tratar de um assunto tão pertinente para o momento. Roberto Merlo também fez o uso da palavra e agradeceu a participação dos palestrantes, enfatizando a importância do conhecimento de quem tem a experiência da contabilidade na gestão pública.

Leonardo Nascimento foi o primeiro a falar e iniciou sua apresentação abordando sobre os impactos da COVID-19 nas informações orçamentárias, contábeis e fiscais. Em seguida foi a vez de Flávio George Rocha fazer o usa da palavra. Em sua abordagem, ele trouxe as medidas de controle contábil e orçamentário dos gastos extraordinários decorrentes da pandemia do Coronavírus nos entes subnacionais. Para encerrar a sequência dos três palestrantes, Jefferson F. Grande trouxe a temática: medidas práticas adotadas pelo Estado de Santa Catarina e a contribuição da Contabilidade nesse processo.

Ao final, os palestrantes responderam as perguntas de vários participantes do evento, de diferentes cidades do estado de SC, bem como de outros estados.

Jefferson encerrou sua participação agradecendo pelas duas horas de trocas e aprendizado, desejando que toda essa situação passe o mais breve possível.

Leonardo, parabenizou SC pelo trabalho que vem fazendo e enfatizou que o portal de transparência que é referência no Brasil. Agradeceu a Presidente do CRCSC, Rúbia, assim como o Vice-Presidente, Roberto Merlo, pela oportunidade e colocou o Tesouro Nacional à disposição.

Flávio disse que foi um privilegiado participar do encontro e agradeceu à Rúbia e Roberto Merlo pela oportunidade, ressaltando que muitos desafios nos esperam no pós-pandemia.

Roberto Merlo disse que SC está bem representada na contabilidade pública, tanto a nível estadual como nacional e agradeceu pelos palestrantes demonstrarem a importância do papel do contador público, no que diz respeito à gestão pública.

Rúbia finalizou dizendo que foi uma alegria estar com todos, longe fisicamente, mas conectados de forma virtual. Agradeceu aos palestrantes e parabenizou a todos os profissionais da contabilidade, destacando que no estado de SC a atividade de contabilidade foi considerada essencial nesse momento de crise. Mencionou que a contabilidade é fundamental para o governo, empresas, pessoas físicas e sociedade em geral, destacando o comprometimento do CRCSC em fazer da contabilidade uma profissão cada vez mais valorizada no cenário nacional.

Para assistir a Câmara Técnica Debate acesse aqui e acompanhe ne íntegra todo evento.