Federação Internacional lança plano de ação para Firmas de Pequeno e Médio Portes

Fonte: Maristela Girotto - Comunicação CFC
Data: 4 de maio de 2020

A Federação Internacional dos Contadores (Ifac, na sigla em inglês) publicou, em 1º de maio, o Practice Transformation Action Plan – A Roadmap to the Future, que abrange quatro áreas principais voltadas às Firmas de Pequeno e Médio Portes da área contábil (Small and Medium Sized Practices – SMPs):

• adotar mudanças,
  • alavancar tecnologia,
  • gerenciar talentos e
  • ter uma ênfase renovada no fornecimento de serviços relevantes e de valor agregado.

O plano de ação foi desenvolvido com consultoria e orientação do Comitê SMP da Ifac, que é presidido pela contadora brasileira Monica Foerster desde 2017.

De acordo com a Ifac, a pandemia de Covid-19 pode ser vista como um fato acelerador para a adoção de tecnologia. Muitas empresas agora estão operando virtualmente e apoiando funcionários por meio de acordos de trabalho flexíveis. Essas circunstâncias extraordinárias também oferecem aos profissionais oportunidades significativas para se adaptar ao mundo de rápidas mudanças.

Ainda, a Ifac entende que Firmas de Pequeno e Médio Portes da área contábil devem ser proativas e estarem prontas para se adaptar a mudanças radicais e não planejadas.

Segundo o plano de ação divulgado pela Federação Internacional dos Contadores, a transformação efetiva requer liderança forte, novas abordagens para treinamento e aprendizado contínuo e ênfase na prestação de serviços relevantes e de valor agregado.

Além de divulgar o plano de ação – que reconhece que, para cada firma, as ações deverão ser adaptadas às suas circunstâncias e objetivos –, a Ifac criou uma página, em seu site (acesse AQUI), dedicada à "transformação da prática", apresentando estudos de caso, exemplos de como as organizações membros estão apoiando suas empresas a inovar e evoluir, além de ferramentas e recursos adicionais.