Programa de Educação Profissional Continuada reduz a pontuação para esse ano

Fonte: Eliane Ramos | Ideorama
Data: 5 de maio de 2020

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou a deliberação que aprova critérios para o cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada em 2020. Para esse ano, a pontuação mínima obrigatória para cumprir o que determina a norma será de 20 pontos. A medida foi tomada em virtude do novo coronavírus.

O documento também estabelece que, de acordo com as tabelas constantes da NBC PG 12 (R3), para a aquisição de conhecimentos, o mínimo é de 4 pontos; docência, limitada a 10 pontos; atuação como participante em banca, limitada a 10 pontos; produção intelectual, limitada a 10 pontos. Os demais critérios e diretrizes aplicáveis aos profissionais e capacitadoras foram mantidos.

O sistema on-line para busca de cursos foi aprimorado

O Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) é considerado um dos programas mais importantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).  O PEPC visa atualizar e aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais da contabilidade.  O sistema de busca foi reestruturado, assim como os cursos à distância para facilitar o cumprimento de pontos exigidos pela NBC PG 12 (R3). O sistema foi reestruturado e permite a pesquisa de cursos on-line disponíveis no país.

Com a ferramenta, o profissional poderá escolher as atividades credenciadas por área de atuação  – exigidas pela norma – como:  Auditoria, Pericia, Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Superintendência Nacional  de Seguros Privados (Susep),  Banco Central do Brasil (BCB/CMN), Profissionais de Grandes Empresas (ProGP)) e o profissionais Responsáveis Técnicos por empresas que faturam acima de R$78 milhões (ProRT).

São consideradas capacitadoras as entidades credenciadas nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) que promovem atividades de Educação Profissional Continuada, de acordo com a NBC PG 12. O CRSC é uma das entidades capacitadoras e credenciadas,

Para fazer a pesquisa dos cursos à distância disponíveis clique aqui.

Sobre o PEPC

É um programa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que visa atualizar e aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais da contabilidade que atuam no mercado de trabalho como auditores independentes, responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil das empresas reguladas e/ou supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) ou consideradas de grande porte, nos termos da Lei n.º 11.638/07, e também pelas entidades sem finalidade de lucros que se enquadrarem nos limites monetários da citada lei.

Com dados de Fabrício Lourenço – CFC