Profissionais da contabilidade de SC agora podem contar com carteira digital

Fonte: CFC
Data: 11 de maio de 2020
Créditos: Eliane Ramos

Contadores de Santa Catarina já podem ter acesso à carteira digital. Os interessados em obter a carteira digital – aqueles que possuem os documentos em modelos antigos, sem chip, e os novos contadores, aprovados recentemente em exame de suficiência – devem entrar em contato com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina para coletar os dados biométricos e de imagem. O serviço já está disponível, o documento pode ser adquirido por todos os profissionais de contabilidade com registro ativo em Conselho Regional.

A versão digital foi lançada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em abril de 2019, por meio da Resolução n° 1566. Desta forma o CFC e CRCs acompanham a evolução tecnológica, já que órgãos do governo têm os modelos digitais como:  a carteira de motorista e título de eleitor.

Para quem tem os modelos físicos de carteira profissional mais recentes e com chip, fica mais fácil obter a versão digital.  O profissional pode fazer o download do app CRCDigital, disponível nas plataformas digitais (App Store e Play Store), digitar o CPF e utilizar a senha do seu CRC ou do Sistema on-line do CFC.

A aquisição da carteira digital não é obrigatória. Os dois tipos de documento, físico e digital são válidos, mas somente o modelo eletrônico é gratuito. Conforme Resolução CFC 1.580/19, o valor da carteira física é de R$ 40,00.

Em caso de dúvidas, os contadores podem entrar em contato com o CFC, por meio do e-mail registro@cfc.org.br, ou com o CRCSC.

Fonte: CFC