Pandemia de Covid-19 provoca o cancelamento do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade em 2020

Fonte: CFC
Data: 15 de maio de 2020

Diante da inviabilidade de existir uma atmosfera propícia, em termos de segurança à saúde, para a realização de um evento dessa magnitude, condizente com a trajetória das edições anteriores do Congresso Brasileiro de Contabilidade, o Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) referendou, em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (14), a Deliberação CFC nº 60, de 2020 de maio de 2020, que cancelou, em 2020, a realização da 21ª edição do CBC, prevista para ocorrer no período de 15 a 18 de novembro, em Balneário Camboriú (SC).

Conforme consta na Deliberação, as justificativas para o cancelamento do Congresso – o maior evento da classe contábil brasileira, com participações de públicos cada vez maiores a cada nova edição –, baseiam-se nos seguintes documentos:

• as recomendações emitidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Portaria do Ministério da Saúde nº 188, de 3 de fevereiro de 2020, que declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional;
  • a declaração de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), emitida pela OMS em 11 de março de 2020; e
  • o disposto na Portaria CFC nº 103, de 20 de março de 2020, que instituiu medidas de combate e prevenção ao contágio do coronavírus no âmbito do CFC.

De acordo com o presidente do CFC, Zulmir Breda, no primeiro semestre de 2021, será feita uma nova avaliação do cenário nacional pela Comissão Organizadora do 21º CBC. “Atualmente, não temos como prever quando será possível realizar o Congresso. Temos que seguir cumprindo o que recomendam os órgãos nacionais de saúde e a OMS”, afirma o presidente do CFC.

Em nome do CFC, entidade idealizadora do 21º CBC, Breda agradece a todos os que já haviam feito inscrições para o evento, aos patrocinadores, aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), aos pesquisadores que enviaram trabalhos e a todos os que, direta ou indiretamente, estavam envolvidos na realização do Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Além disso, o presidente do CFC informa que os valores pagos pelas inscrições serão ressarcidos pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), entidade organizadora do evento.

Com relação aos trabalhos acadêmicos já submetidos para o 21º CBC, o CFC irá avaliar, juntamente com o Comitê Científico, a possibilidade de apresentação, ainda este ano, daqueles que forem aprovados.

“A decisão de cancelar a realização do Congresso, em 2020, foi difícil para nós, mas foi uma medida necessária para preservar a saúde de todos, o que é o mais importante neste momento de grave pandemia”, disse Zulmir Breda.

O Congresso

A última edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade ocorreu de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza (CE), e contou com mais de 7 mil participantes, além de dezenas de painelistas e palestrantes e centenas de pessoas que tralharam para que o evento fosse realizado com sucesso.

O êxito das edições do CBC vem se repetindo, ao longo do tempo, a cada quatro anos. Em 2020 não será possível, em decorrência da gravidade da situação de saúde pública mundial, mas o CFC irá retomar a organização do 21º Congresso assim que a segurança e as condições de saúde coletiva permitirem.

Para conhecer todas as edições dos Congressos Brasileiros de Contabilidade – da primeira, realizada em 1924, no Rio de Janeiro, à 20ª edição – acesse o livro História dos Congressos Brasileiros de Contabilidade.