Imposto de Renda PF 2020: a hora de declarar é agora

Data: 24 de junho de 2020
Créditos: Maitieli Weber

Mais de 21 milhões, esse é o número de declarações que a Receita Federal recebeu nos últimos meses. O prazo, que foi esticado até o dia 30 de junho em função da pandemia covid-19, beneficiou quem ainda não tinha conseguido ainda fazer a sua declaração. De acordo com dados da Receita Federal, até às 11h do dia (22/06), 21.624.160 declarações do IRPF/2020 já haviam sido recebidas pelos sistemas da Receita Federal. Faltando menos de 7 dias para o prazo encerrar, são esperados que esse número chegue a 32 milhões de documentos.

Mas afinal, como cumprir esse prazo em tão pouco tempo? A Contadora Rúbia Albers Magalhães, presidente do CRCSC explica que o melhor caminho é contar com a ajuda de um profissional da contabilidade. “A essa altura, muitas pessoas devem estar aflitas e se questionando sobre o que deve ser declarado, qual a forma correta de preenchimento, qual é o melhor modelo de declaração. Essas e muitas outras dúvidas são normais para o contribuinte que tem pouca familiaridade com o sistema da Receita. Por isso, contar com o auxílio de um profissional da contabilidade durante esse processo, traz tranquilidade quanto aos riscos de cair na malha fina”, ressalta ela.

Além de ter toda essa segurança, a contadora ainda destaca outros benefícios de contar com a ajuda de quem entende do assunto. “Um profissional da contabilidade tem experiência na prática e é familiarizado com o sistema da Receita, ele também terá exatidão no preenchimento das informações, além, é claro, de conhecer as leis e normas tributárias, fazendo com que a declaração seja fiel e correta ao que é requerido”, afirma.

De acordo com a Receita, se perderem o prazo, os contribuintes estarão sujeitos ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido, o que gera mais dores de cabeça e uma dor no bolso, o que, nesse momento de crise econômica, é dispensável.