Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Instabilidade no site conectividade social


Fonte: CFC
Data: 7 de julho de 2020
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) vêm trabalhando há dias junto à Caixa Econômica Federal para buscar uma solução quanto à emissão das guias de recolhimento respectivas, no entanto, sem sucesso. 

Destaca-se que o problema está ocorrendo basicamente pela instabilidade do sistema e pela demora da Caixa em liberar uma ferramenta com sua funcionalidade testada, em tempo hábil, que pudesse ser utilizada pelos contribuintes para consulta, verificação e correção de valores, tudo com antecedência segura e necessária, para que a partir do dia 1º/7 fosse permitida a geração das guias de recolhimento, fato que só ocorreu no dia 6/7.

A classe contábil quer e está colaborando para o sucesso da implementação de todas as medidas emergenciais estabelecidas pelo Governo Federal para ajudar as empresas neste momento, mas para isso dependemos, mais uma vez, do correto funcionamento dos sistemas informatizados dos órgãos federais.

Neste momento a celeridade e correção deste problema são medidas necessárias para a auxiliarem a retomada da economia no país, para que empresas e empregados não sejam ainda mais prejudicados durante este período de crise que vive o Brasil.

RETORNO DA CAIXA

A Caixa informou ao CFC que está emitindo as guias dos parcelamentos e enviando-as para as empresas por meio das caixas postais dos empregadores no portal Conectividade Social, com início pelas empresas de maior porte. Sendo assim, não há garantias de que todas as guias possam ser geradas e encaminhadas a tempo de sua quitação no dia de hoje.

 

RECOMENDAÇÃO

Assim, recomendamos aos profissionais da contabilidade, cujo os clientes não tenham recebido a guia por meio do portal conectividade social, e também não tenham conseguido obter a guia por uma das alternativas divulgadas na mensagem da Caixa NSU 2021037, que procurem documentar o fato com prints das telas dos sistemas da Caixa para comprovar a tentativa de recolhimento dessa parcela do FGTS.

 

REIVINDICAÇÕES

O CRCSC  por meio do CFC vem solicitando às autoridades do Ministério da Economia para que adotem as providências necessárias para a solução desse problema com a prorrogação do prazo de vencimento, evitando com isso prejuízos às empresas, em especial, as micros e pequenas empresas, que estão sendo impedidas de efetuar o recolhimento dessa parcela do FGTS por falhas no sistema da Caixa, admitidas publicamente pela referida instituição de crédito.

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados