Ifac: Grupo de Monitoramento da Iosco lança documento sobre auditoria e ética

Fonte: Comunicação CFC
Data: 20 de julho de 2020
Créditos: Maristela Girotto

O documento “Fortalecendo o Sistema Internacional de Auditoria e Ética”, lançado neste mês de julho, pelo Grupo de Monitoramento da International Organization of Securities Commissions (Iosco), foi recebido pelo Conselho Internacional de Padrões de Auditoria e Asseguração (IAASB, na sigla em inglês) e pelo Conselho Internacional de Padrões de Ética para Contadores (Iesba, em inglês). Para as duas organizações, que são apoiadas pelo Federação Internacional de Contadores (Ifac), o documento recém-lançado será utilizado com o objetivo de aprimorar os arranjos de governança dos dois Conselhos reguladores de padrões contábeis.

"As conclusões do documento lançado pelo Grupo de Monitoramento destacam a importância de padrões internacionais de alta qualidade, estabelecidos por órgãos independentes e tecnicamente especializados, com supervisão efetiva", afirma Tom Seidenstein, presidente do IAASB. Ainda, ele disse que o Conselho apoia as mudanças que podem melhorar sua capacidade de oferecer padrões com foco no interesse público.

Para o presidente do Iesba, Stavros Thomadakis, a tarefa agora é tirar o máximo de proveito dessas mudanças. "Estamos comprometidos em colaborar com o Grupo de Monitoramento e outros para alcançar uma transição suave e implementação eficaz dos novos arranjos”, destacou.

O documento do Grupo de Monitoramento abrange itens a serem desenvolvidos durante uma fase de planejamento de transição e prevê um período de implementação subsequente de aproximadamente três anos. Isso permitirá um avanço ordenado das conclusões do Grupo, evitando interrupções na entrega das atuais estratégias e planos de trabalho do IAASB e do Iesba.

Para saber mais e conhecer o documento, clique AQUI.