7 dicas sobre como se preparar para o Exame de Suficiência de 2020/1

Data: 31 de julho de 2020
Créditos: Giovanna Wendhausen

Recentemente, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), publicou o edital do Exame de Suficiência. A prova, nesta edição, irá acontecer de forma on-line, no dia 16 de agosto de 2020, iniciando às 9h30min e encerrando às 14h00min, horário oficial de Brasília. No dia do exame, às 9h00min, será disponibilizado no site da Consulplan, na página referente ao Exame de Suficiência 1/2020, um botão para acesso ao ambiente de provas.

Para ajudar os candidatos o CRCSC separou algumas dicas de como se preparar para o Exame de Suficiência de 2020:

1. Leia o Edital

O documento serve como um mapa para o candidato, nele apresenta os conteúdos que irão cair na prova, como a prova será formatada, que página o candidato deve acessar para realizar o exame, por onde é a melhor forma de fazer a prova. Para ler, clique aqui.

1. Organize-se

Como é a primeira edição da prova realizada de forma online, é importante separar uns dias antes do exame para conhecer o site que irá utilizar e como acessá-lo. Além disso, o acesso ao ambiente de prova se dará pelo login (CPF) e senha, utilizando o mesmo meio de acesso à Página de Acompanhamento da inscrição, então o candidato deve lembrar sua senha.

1. Estude

Após ler o edital, o candidato já saberá que exame é uma prova objetiva de múltipla escolha, composta por 50 questões, valendo um ponto cada uma. Além disso, o examinado já conhecerá os assuntos que cairão, então é necessário dar uma atenção especial para esses temas, podendo criar um cronograma de estudos fazendo uma revisão dos conteúdos.

1. Escolha um lugar silencioso e confortável

Se possível, no dia da avaliação, reserve um lugar da casa silencioso, onde não tenha outras pessoas que possam interromper seu momento de concentração para as questões. Também é importante que seja um lugar confortável, pois serão cinco horas e meia para realizar a prova.

1. Meio digital

O candidato deve se preocupar por onde realizará a prova, já que o edital aconselha a fazer o exame pelo computador, evitando o uso de smartphone, tablet ou ipad. Além disso, precisa checar o funcionamento da sua rede wifi, pois para realizar o exame precisará ter acesso a internet.

1. Otimize o uso do tempo

O inscrito precisa estar ciente que terá apenas uma única chance para realização de cada questão, então, quando a questão for exibida, o examinando não conseguirá passar à próxima alternativa antes de respondê-la. Sabendo disso, o candidato deve ficar ligado, pois serão apenas quatro horas e meia de prova, dessa forma precisa otimizar seu tempo para responder todas as 50 questões.

1. Trabalhe sua ansiedade

A ansiedade é uma reação comum diante de algumas situações do dia a dia, principalmente quando se realiza uma prova. Então, o candidato deve lembrar que é um sentimento normal para a situação, mas não deve deixar isso interferir no seu desempenho diante do exame. Por isso, antes da prova o examinando pode separar alguns minutinhos para se concentrar na sua respiração, além disso pode deixar uma garrafinha de água por perto e beber quando se sentir ansioso demais durante a prova.

Para mais informações sobre a prova acesse nossa matéria: Saiba tudo sobre o novo edital do Exame de Suficiência 2020/1 ou confira no site da Consulplan, na página referente ao Exame de Suficiência 1/2020.