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Câmara Técnica Debate desta semana trouxe a reinvenção do ensino de contabilidade


Data: 13 de agosto de 2020
Fotos:
Créditos: Giovanna Wendhausen


Nesta quinta (13), aconteceu mais um evento do Câmara Técnica Debate. A conversa abordou o assunto de reinvenção do ensino de contabilidade com uso novas tecnologias e metodologias. O evento iniciou às 10h e foi transmitido pelo canal do Youtube do CRCSC.

Os palestrantes dessa conversa foram três grandes professores, Daniel Ramos Nogueira professor do Departamento de Ciências Contábeis da UEL, Elisabeth de Oliveira Vendramin, que atuou na USP desenvolvendo pesquisas na linha da educação contábil e Ilse Maria Beuren, doutora em controladoria e contabilidade pela USP.

O encontro foi iniciado com um breve esclarecimento dos convidados sobre o tema. Ilse enfatizou a mudança que ocorreu, por conta da pandemia, para o ensino remoto. Ela falou que os alunos lidam melhor com novas tecnologias e o desafio maior foi com os professores se adequarem a essa nova maneira de dar aula. A doutora afirmou que, a falta de qualificação com as tecnologias geram uma menor qualidade de aula.

Além disso, observando o ponto de vista do aluno, a mudança para o ensino remoto, apesar de ser menos complicada, ainda torna uma situação difícil, já que agora o estudante precisa ir atrás da informação porque o professor não está mais tão próximo como antes. Ilse concluiu que isso deixa o aluno mais preparado para o mercado de trabalho onde se exige atuar num ambiente competitivo.

Já Elisabeth Vendramin trouxe sobre as novas metodologias do ensino e o papel principal do aluno e professor. Ela disse que não se pode romantizar o ensino remoto, deve se reconhecer os erros que acabam acontecendo, onde o professor tem que fazer um esforço maior para aprender as ferramentas do ensino remoto e mesmo assim continuar com a qualidade de aula, e complementou com a fala: “A tecnologia é nossa aliada!”.

 

Sobre o papel do aluno e professor, Elisabeth enfatizou que um depende do outro para funcionar bem. O professor precisa buscar inovações e um conteúdo diferenciado para atrair a atenção do aluno, que por sua vez necessita se interessar pela aula e buscar informações por fora. “É importante que cada um assuma seu papel e realize suas atividades”, ressaltou a professora.

 

O professor Daniel Nogueira destacou que o professor é a chave, e independente de onde atuar, seja no ensino presencial ou no remoto, ele sempre saberá o conteúdo, já que a lógica da educação será a mesma, o que muda é apenas a situação. Além disso, trouxe algumas dicas para os professores usarem plataformas e ferramentas tecnológicas ao seu favor.

 

Daniel aconselhou o professor ter um ambiente virtual específico para colocar as informações para os alunos. Também orientou o profissional da educação interagir com os estudantes durante a aula com perguntas, formulários, vídeos. Ressaltou que essas ferramentas ajudam a manter o interesse na aula, “O professor tem que saber trabalhar com tudo isso de forma interessante para o aluno”, enfatizou Daniel.

 

Os moderadores do encontro foram a presidente do CRCSC Rúbia Albers Magalhães e o vice-presidente Técnico do CRCSC Roberto Aurélio Merlo. A dupla coordenou o debate que gerou um vasto conhecimento para os profissionais da contabilidade. Assista completo aqui.

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