Ifac e ICAEW lançam série sobre combate à lavagem de dinheiro para contadores

Fonte: Comunicação CFC
Data: 25 de setembro de 2020
Créditos: Maristela Girotto

Juntamente com o Instituto de Contadores Públicos da Inglaterra e do País de Gales (ICAEW, na sigla em inglês), a Federação Internacional de Contadores (Ifac, em inglês) lançou, neste dia 23 de setembro, a primeira parte da série educacional sobre combate à lavagem dinheiro (Anti-Money Laundering – AML)Installment 1: Introduction to Anti-Money Laundering for Professional Accountants.

A publicação faz parte de uma série que terá seis meses de duração, com ajuda para os contadores melhorarem a sua compreensão sobre como funciona a lavagem de dinheiro, os riscos que enfrentam e o que podem fazer para mitigar esses riscos, contribuindo, de forma positiva, para o interesse público.

Com foco na acessibilidade e na facilidade de uso, a série será um recurso para Pequenas e Médias Empresas (SMPs) e para contadores menos familiarizados com o AML, ao mesmo tempo em que fornecerá orientação para aqueles que procuram uma atualização rápida ou referência sobre o assunto.

“O combate à lavagem de dinheiro – uma das principais prioridades da Ifac– permite que milhões de contadores, em todo o mundo, façam uma diferença real para o bem público todos os dias”, disse Scott Hanson, diretor de Políticas Públicas e Regulamentação da Ifac.

Sophie Wales, diretora do Grupo de Estratégia Técnica, Tributária, Ética e Jurídica do ICAEW, disse: “Temos o prazer de lançar esta nova série educacional com a Ifac e esperamos que ajude os contadores a melhorarem sua compreensão sobre lavagem de dinheiro. Os contadores são os guardiões do sistema financeiro e desempenham um papel crucial na identificação dos sinais de alerta, quando se trata de crime econômico, por isso é vital que façamos o que pudermos para garantir que os criminosos não encontrem outras pessoas para limparem seu dinheiro sujo”.

Para saber mais sobre a série, clique AQUI.

Para obter mais informações sobre a Ifac, visite https://www.ifac.org/.

Para obter mais informações sobre o ICAEW, acesse https://www.icaew.com/