CFC anuncia o vencedor do Prêmio Olivio Koliver de melhor artigo da RBC em 2019

Fonte: Comunicação CFC
Data: 25 de setembro de 2020
Créditos: Maristela Girotto

O artigo "IFRS 16: uma visão contábil prática e crítica da nova norma de leasing sob a ótica das arrendatárias”, publicado na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), edição nº 238, referente aos meses de julho e agosto de 2019, é o vencedor do Prêmio Olivio Koliver. Os autores do trabalho vencedor da premiação são os professores Eduardo Bona Safe de Matos e Fernando Dal-Ri Murcia.

O Prêmio Olivio Koliver foi instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 2013, com a finalidade de incentivar a produção e a publicação de artigos técnicos de alta qualidade na RBC. Anualmente, é feita uma primeira avaliação, entre os 36 artigos que compõem as seis edições bimestrais do periódico, pelos membros do Conselho Editorial da RBC. Em seguida, uma comissão julgadora é constituída pelo CFC para avaliar o melhor trabalho entre os artigos selecionados.

Homologado pelo Plenário do CFC, em reunião neste dia 24 de setembro, o resultado da premiação será publicado no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias, conforme previsto no regulamento do Prêmio – Resolução CFC nº 1.542/2018.

A homenagem aos autores Eduardo Bona Safe de Matos e Fernando Dal-Ri Murcia será feita durante reunião Plenária do CFC. Os vencedores irão receber o troféu Olivio Koliver.

Clique para ler o artigo "IFRS 16: uma visão contábil prática e crítica da nova norma de leasing sob a ótica das arrendatárias.

Quem são os autores

A seguir, um breve currículo dos autores do artigo vencedor do Prêmio Olivio Koliver de 2019:

Eduardo Bona Safe de Matos é doutorando em Controladoria e Contabilidade na FEA/USP;mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN; e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é Professor Assistente da Universidade de Brasília, lecionando principalmente nas áreas de Contabilidade Societária e Contabilidade Geral.

Fernando Dal-Ri Murcia é professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de São Paulo (FEA/USP); diretor de Pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi); doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP; mestre em Contabilidade pela UFSC; graduado em Business Management (Administração) pela Webber International University (EUA), em Contabilidade pela Universidade do Vale do Itajaí e em Direito pela Universidade Paulista.

A RBC

A Revista Brasileira de Contabilidade é o mais antigo periódico técnico da área contábil em atividade. A edição nº 1 da RBC foi publicada em 1912 e, após um período de interrupção, passou a ser editada pelo Conselho Federal de Contabilidade em 1971.

Além de mais antiga, a RBC está entre as mais conceituadas revistas técnicas em Contabilidade do País, publicando desde artigos de conceituados professores a trabalhos escritos por estudantes de Ciências Contábeis. O pré-requisito para o artigo ser publicado na RBC é a qualidade do conteúdo, analisada e atestada pelo Conselho Editorial da revista.

A RBC passou a ser uma publicação digital em 2017 e todo o seu conteúdo pode ser acessado gratuitamente. Clique e leia a RBC.

À memória de Olivio Koliver

Criado com o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil, o Prêmio presta homenagem à memória de Olivio Koliver, um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira.

Falecido em 2009, Koliver prestou serviço à classe como presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul por quatro gestões; foi vice-presidente Técnico do CFC;e colaborador do Grupo de Normas Brasileiras de Contabilidade; atuou no Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre e no Instituto dos Auditores Independes do Brasil (Ibracon-6ª Região).

Além disso, ele representou a classe contábil como membro do Comitê de Investigação Contábil da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC); da subcomissão de contabilidade do Grupo de Integração do Mercosul, em Contabilidade, Economia e Administração (Gimcea); e, entre outros organismos, do Education Committee da International Federation of Accountants. Koliver recebeu condecorações nacionais e internacionais pelo seu trabalho na área.