Presidente do CFC abre ciclo de palestras do Fórum Virtual de Contabilidade

Data: 28 de outubro de 2020

Na noite desta segunda-feira (26), o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, realizou a abertura do Fórum Virtual de Contabilidade, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). A palestra, intitulada “Contabilidade: tendências e oportunidades”, levantou os principais temas referentes ao futuro da profissão contábil.

Mediada pelo presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, a live abordou uma questão recorrente nos debates da classe: os impactos da tecnologia na atuação profissional. Para Breda, a pandemia de Covid-19 acelerou o processo de transformação digital. “Diversos segmentos precisaram se adaptar repentinamente e de forma abrupta. Por isso, precisamos  reconhecer a força da tecnologia e o impacto que ela está tendo na economia, de forma geral. Ela deve se tornar cada vez mais uma aliada às nossas atividades e sabemos que isso já tem acontecido”, ressaltou.

Além da modernização dos sistemas, a sustentabilidade das empresas também foi destaque durante a transmissão ao vivo. O tema, que afeta diretamente o perfil demandado pelo mercado, vem sendo discutido com grande frequência em fóruns mundiais. Seguindo o comportamento de entidades contábeis internacionais que começaram a incorporar normas  específicas sobre a questão, o CFC criou, no ano passado, um grupo de trabalho para tratar do assunto. A minuta de Orientação Técnica OCPC 09 é resultado disso. O Relato Integrado já é utilizado em vários países. No Brasil, o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio da Decisão Normativa TCU 178/2019, estabeleceu diretrizes para a elaboração do RI pelas unidades prestadoras de contas da Federação. A previsão é de que a Orientação Técnica 09 seja facultativa para as empresas.

“Esse relatório é muito mais completo do ponto de vista da administração e da gestão das organizações. A classe contábil deve assumir o compromisso de avançar na abrangência dos relatos financeiros para que eles se tornem mais completos, consistentes e, acima de tudo, mais transparentes. Ao levar em conta os aspectos gerenciais da atividade, temos maior comprometimento com nossa responsabilidade técnica dentro de uma organização”.

Tendências, como a responsabilidade dos auditores diante a continuidade dos negócios e a detecção de fraudes corporativas, também foram citadas. Breda pontuou ainda que é preciso repensar as grades curriculares de cursos superiores de Ciências Contábeis. “Somos capazes de preparar os nossos profissionais presentes e futuros para essa nova realidade do mundo dos negócios pós-pandemia. A profissão contábil precisa ocupar um protagonismo nesse processo. A nossa responsabilidade, nesse momento, é ocupar esse espaço que o mercado mundial está colocando à nossa disposição”, afirmou.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, revela que a área de Finanças e de Contabilidade estarão em alta em 2021. Entre as posições em destaque, estão: tesouraria (coordenador e gerente); contabilidade/fiscal (analista e coordenador); fusão e aquisição (gerente); controles internos (coordenador); e planejamento financeiro/ controladoria (analista e coordenador). Para o presidente do CFC, o levantamento “é oportuno porque mostra as expectativas do mercado em relação a nossa profissão. Quanto mais profundas, transparentes e seguras forem as informações que produzimos, teremos maior valorização de nosso trabalho”.

Fórum Virtual de Contabilidade do CRCPR

O evento, que teve início nesta segunda-feira (26) e se encerra no dia 29 de outubro, reúne profissionais contadores, técnicos em contabilidade, funcionários de escritórios de contabilidade, professores, estudantes de Ciências Contábeis para debater os novos rumos do mundo contábil. Neste ano, o tema é Contabilidade no amanhã – Mude, antes que Mude. A participação equivale a oito pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

Para acessar a programação e fazer a inscrição, clique aqui.