Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

3ª e última etapa do Seminário Catarinense sobre atualidades jurídico-contábeis foi realizada na noite de quinta-feira (12)


Data: 13 de novembro de 2020
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber


O Seminário Catarinense sobre atualidades jurídico-contábeis foi um sucesso. Ele aconteceu em três etapas, sendo que sua última fase foi realizada ontem à noite, 12/11, pelo canal do Youtube do CRCSC.

Desta vez, o tema abordado foi Conflitos e Convergências entre Normas Contábeis e Tributárias. ⠀

Edmar Oliveira Andrade Filho foi um dos palestrantes. Ele é contador e professor de Normas Internacionais de Contabilidade na UNIP-SP. Advogado, mestre e doutor em Direito. Autor do livro "Imposto de Renda de Renda das Empresas", 13. ed. Atlas, 2018 e abordou sobre “A contabilidade além das partidas dobradas”.

Luciana Aguiar também fez uso da palavra como palestrante. Ela é graduada em Direito, Ciências Contábeis e Economia e Mestre em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. Professora em cursos de Direito Tributário e Direito Societário na FGV Direito-SP. Autora do livro “Governança Corporativa Tributária: Aspectos Essenciais” (2015, Ed. Quartier Latin) e de diversos artigos acadêmicos publicados em revistas e periódicos.

Luciana levantou duas questões importantes a serem debatidas: “Na contabilidade, a essência econômica prevalece sobre a forma jurídica. Como a relação entre a essência e forma deve ser tratada no Direito tributário?”. Já a segunda questão indagou: “É possível dissociar a contabilidade e a apuração dos tributos corporativos? A proposta do novo lucro fiscal."

Gustavo Amorim e Andre Lemos foram os moderadores do encontro que reuniu profissionais da contabilidade e direito, para uma noite de muito estudo e atualização.

Se você tem interesse em assistir, clique aqui e veja agora em nosso canal do Youtube.

 

 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados