CFC e Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Econômicas assinam acordo de cooperação técnica

Fonte: Comunicação CFC
Data: 30 de novembro de 2020
Créditos: Rafaella Feliciano

Fomentar a troca de experiências e, assim, incentivar ações para o desenvolvimento sustentável das regiões. Esse é o principal objetivo do acordo de cooperação técnica assinado entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Econômicas (FACPCE).

A assinatura do acordo foi aprovada nesta última quinta-feira (26), na reunião plenária virtual do CFC. O presente instrumento consistirá na realização de ações conjuntas que promovam o desenvolvimento conceitual da Contabilidade; o intercâmbio de informações, métodos e técnicas que visem ao aperfeiçoamento profissional, bem como a criação de grupos de trabalho, com representantes dos dois países, para estudo e emissão de relatórios de análise a assuntos específicos e de interesse da profissão contábil. A ideia é que sejam instituídas comissões técnicas para o debate de temas importantes aos dois países, tais como: o combate à lavagem de dinheiro e o incentivo ao compliance, a adoção do Relato Integrado e a conduta ética dos profissionais da contabilidade e a relação com o marketing profissional.

O presidente Zulmir ressaltou que o CFC já possui trabalhos nas áreas propostas, e a elaboração de um acordo de cooperação técnica pode fomentar a troca de experiências, principalmente em assuntos como a importância do Relato Integrado. “Nós acabamos de aprovar o Comunicado Técnico Geral (CTG) 09 – Relato Integrado. Essa iniciativa vem ao encontro de uma necessidade do mercado brasileiro quanto à padronização de relatórios que atendam aos temas da agenda sobre Governança Ambiental, Social e Corporativa. Teremos muitas experiências para o intercambio bilateral”, complementou Breda.

O acordo possui vigência até 31 de dezembro de 2021 e foi assinado pelo presidente do CFC, Zulmir Breda; e pelo presidente da Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Econômicas (FACPCE), Silvio Rizza.