Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Cerimônia virtual marca entrega da 7ª edição do Prêmio Olivio Koliver


Fonte: Comunicação CFC
Data: 30 de novembro de 2020
Fotos:
Créditos: Amanda Oliveira


O artigo "IFRS 16: uma visão contábil prática e crítica da nova norma de leasing sob a ótica das arrendatárias”, de autoria dos professores Eduardo Bona Safe de Matos e Fernando Dal-Ri Murcia, foi o grande vencedor da sétima edição do Prêmio Olivio Koliver. A cerimônia de premiação, que costuma ser realizada na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, aconteceu nesta quinta-feira (26) durante a Plenária virtual. 

O Prêmio Olivio Koliver classifica o melhor artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) do ano anterior. A escolha é feita por uma banca examinadora composta de cinco membros: dois do Conselho Editorial da RBC; dois do Conselho Político ou Editorial da REPeC; e um a ser definido pela Presidência do CFC. A condecoração tem o objetivo de estimular a produção de pesquisas técnicas e científicas na área contábil, além de prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade Brasileira, Olivio Koliver, falecido em 2009. 

Na ocasião, o professor assistente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Bona Safe de Matos, contou que o artigo premiado faz parte de sua pesquisa de doutorado em Controladoria e Contabilidade no Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). “Minha tese trata sobre o processo normativo da IFRS 16 no International Accounting Standards Board (Iasb). Quando tivemos a ideia do artigo o professor Fernando, que é meu orientador, sugeriu adiantarmos a publicação". 

O trabalho publicado na edição nº 238 da revista apresenta uma análise crítica com exemplos de contabilização, além de mostrar os impactos nos balanços das empresas. "Defendemos a ideia de que a pesquisa precisa chegar na ponta. Por isso, optamos publicar na RBC, pois sabemos que a revista é acompanhada por contadores que estão no dia a dia”, afirmou Fernando Dal-Ri Murcia, professor doutor da FEA/USP. 

Em sua fala, a coordenadora do Conselho Editorial da RBC e professora doutora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, parabenizou os ganhadores do prêmio e aos demais participantes. “Essa parceria entre o CFC, os profissionais de mercado e os acadêmicos é mais do que importante na valorização da contabilidade”, acrescentou. 

Para o presidente do CFC, Zulmir Breda, é preciso haver integração entre o meio acadêmico e o profissional. "A proposta da RBC é justamente essa. Os boards internacionais, por exemplo, são compostos por profissionais do mercado e do meio acadêmico. A combinação disso resulta nas melhores normas do ponto de vista de aplicabilidade. Os países que conseguiram realizar isso foram os que mais avançaram em termos de aperfeiçoamento das normas contábeis. Por esse motivo, reafirmamos o compromisso do CFC de promover essa relação e oportunizar a publicação de trabalhos científicos”. 

Clique para ler o artigo "IFRS 16: uma visão contábil prática e crítica da nova norma de leasing sob a ótica das arrendatárias”.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados