CRCSC solicita prorrogação do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda – 2021

Data: 11 de março de 2021
Créditos: Maitieli Weber

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, realizou hoje, (11), o envio de um ofício ao Delegado da Receita Federal em Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira, solicitando a prorrogação do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda – 2021.

No documento, o CRCSC pede a dilação do prazo em 60 dias, prorrogando, assim, para 30 de junho de 2021. O Conselho reforça ainda o cenário atual de calamidade pública em que o Estado se encontra, decorrente da pandemia COVID-19, afirmando sobre a efetividade da medida, que terá parcela expressiva de contribuição no combate à disseminação do vírus, na preservação de vidas e manutenção da econômica.

O ofício reitera ainda que os procedimentos relacionados à declaração de IR demandam articulação entre os envolvidos, os contribuintes se amparam em seus contadores, buscam informações, a necessidade de ir e vir é inevitável, essencialmente para os mais idosos e grupos de risco. Sem a convicção necessária, documentação comprobatória dos atos e fatos, não ocorre a declaração, justificando o pedido de adiamento.

O ofício n.º 032/2021 foi recebido pelo Delegado e tão logo o CRCSC, que relatou que será encaminhado à  Superintendência Regional da Região Fiscal, com proposição para envio ao órgão central da Secretaria Especial da  Receita Federal do Brasil, para apreciação.