Receita Federal participa do CRCSC Vai Até Você etapa 2 em Caçador, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste

Data: 15 de outubro de 2021
Créditos: Maitieli Weber

A etapa 2 do CRCSC Vai Até Você continua em ritmo intenso. Visitando as regiões de forma agrupadas, o projeto tem como objetivo, neste segundo momento, responder às demandas apresentadas na primeira fase. Desta vez, as regiões visitadas de forma virtual foram Caçador, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste.

No encontro, estavam presentes a Presidente do CRCSC Rúbia Albers Magalhães, o Vice-presidente institucional, Marcello Alexandre Seemann, o Vice-presidente de fiscalização, Ranieri Angiolleti, os Delegados de representação do CRCSC, Juliane Katia P.  Binotto (Caçador), Ademir Orsi (Jaraguá do Sul) e Clonice Santin Haas (São Miguel do Oeste).

Na abertura da reunião, a presidente Rúbia falou sobre a importância do CRCSC Vai Até Você, projeto que foi lançado esse ano e tem alcançado o seu objetivo de aproximar os profissionais e fazer um elo entre as regiões. A contadora fez uma apresentação de ações focadas no registro, fiscalização, educação profissional continuada e comunicação desenvolvidas pelo CRC de Santa Catarina durante os anos de 2020 e 2021.

Na sequência, Ernani Braz Werlang, Analista Tributário da Receita Federal do Brasil e Agente da Receita Federal do Brasil em São Miguel do Oeste, fez uso da palavra. Ele trouxe explicações sobre o ECAD e problemas no chat de Receita, uma das principais reclamações dos profissionais da contabilidade destas regiões.

Ernani explicou como a Receita ainda está migrando para o atendimento digital, deu dicas para a resolução dos problemas enfrentados e orientou a todos que manifestem sempre suas reclamações por meio da ouvidoria, que compila as informações, para poder sanar os problemas.

Logo após a conversa, os vice-presidentes manifestaram seu apoio ao projeto, falando sobre a importância de união da classe. O Vice-presidente Ranieri explicou: “Tirem suas dúvidas sobre a fiscalização. Se têm dúvidas, nos liguem, estamos aqui para orientar e não para punir.”

Na sequência, Claudinei Bertotto, presidente do SESCON SC, falou sobre a parceria das entidades contábeis e o CRCSC, e destacou sobre o curso LGPD – adaptações para empresas contábeis, que está ocorrendo na entidade. Nelma Ferreira, do Sindicont de Jaraguá do Sul, ressaltou a importância do projeto que visa acolher as demandas de diferentes regiões e agradeceu a constante parceria.

Os conselheiros do CRCSC, Ilário Bruch, Valdeci Sagaz, Ademir Horsi e Maria Denise Casagrande destacaram a iniciativa do CRCSC em agrupar regiões para responder as demandas. O contador Ilário disse que a etapa 2 mostrou a que veio. “Muito importante ver que as questões levantadas na etapa 1 foram analisadas e vieram com a solução. A etapa 3 já deve ser pensada, pois esse é um projeto que não pode parar,” alertou.

O CRCSC VAI ATÉ VOCÊ segue com o cronograma de encontros. Confira aqui o calendário da quinta semana.