Contabilidade em Startups foi o destaque em mais uma edição do Câmara Técnica Debate

Data: 18 de novembro de 2021
Créditos: Natália Poliche

Na manhã desta quarta (17), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina promoveu mais uma Câmara Técnica Debate com o tema “Startup: o que o Profissional da Contabilidade precisa saber para atender?”. O evento ocorreu às 10h e contou com transmissão ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no YouTube.

Os palestrantes foram Aloísio dos Santos, Contador; Co-fundador e CEO da MK Contabilidade e Mestre em Direito para a Gestão Empresarial pela UNIVALI e Ismael Rogério da Silva, Contador; Co-Fundador e CEO na Softcon Contabilidade e Consultoria. Também estiveram presentes como moderadores Rúbia Albers Magalhães, Presidente do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, Vice-Presidente da Câmara Técnica do CRCSC e Péricles de Oliveira Borges, Conselheiro e membro da Câmara Técnica do CRCSC.

A presidente do CRC de Santa Catarina, Rúbia Albers Magalhães, iniciou o evento dando boas-vindas ao público e relembrando a importância dos profissionais estarem sempre conectados e atualizados.

Aloísio dos Santos abriu sua explanação trazendo um breve resumo da história jurídica das startups. “Qual o conceito de startup? A gente encontra esse conceito na Lei Complementar 182, que é uma lei de junho de 2021. Ela instituiu o marco legal das Startups e traz algumas premissas básicas sobre o que são e como ocorrem seus enquadramentos. A definição está no artigo quarto da lei e estabelece os tipos de organização que se encaixam enquanto startups”. O contador seguiu apontando que a lei determina que startups são organizações empresariais e societárias em operação recente e que o principal marcador da atuação é a inovação aplicada a modelos de negócios ou a produtos e serviços.

Para assistir ao evento na íntegra, acesse este link.