CRCSC participa de reunião dos presidentes no Piauí, do Conexão Contábil e da posse da Apicon

Fonte: CFC
Data: 12 de maio de 2022
Créditos: Maitieli Weber

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina esteve presente na reunião de presidentes realizada na manhã desta quarta-feira (11), em Teresina (PI). O encontro contou com a participação da presidente Marisa L. Schvabe de Morais e do diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho.

Os demais presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) também marcaram presença para discutir temas pertinentes ao Sistema CFC/CRCs. Durante a reunião, o grupo recebeu a visita do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza.

Na ocasião, o secretário recebeu das mãos do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, a minuta com sugestões de alterações da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado.

Ao realizar a entrega, Aécio Dantas destacou a importância da parceria formalizada entre as instituições e agradeceu o empenho do secretário na realização das respectivas atividades. “Receba o agradecimento de toda a classe contábil brasileira por esse importantíssimo trabalho efetuado na Secretaria de Ensino Superior”, disse.

A minuta entregue foi discutida no período da tarde, durante a realização do painel Ecossistema Educação, que abriu a programação da primeira edição do Conexão Contábil etapa Nordeste, evento que também contou com a participação do CRCSC.

À noite, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, tomou posse como presidente na Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon). A solenidade reuniu representantes do Sistema CFC/CRCs e das Academias Estaduais de Ciências Contábeis, autoridades e profissionais da contabilidade de diferentes partes do país.

Em seguida, o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, e os ex-presidentes da autarquia, Maria Clara Cavalcante Bugarim, José Martonio Alves Coelho e Zulmir Ivânio Breda, tomaram posse como acadêmicos honorários da Apicicon. Segundo descrição da Academia, a insígnia é concedida a personalidades do mundo da contabilidade, pelos trabalhos prestados à classe contábil brasileira.

A presidente Marisa falou sobre a importância de participar ativamente dos eventos relacionados à classe: “É relevante que o CRCSC esteja em todas estas discussões. Levaremos para os profissionais da contabilidade de Santa Catarina informações essenciais, em especial aquelas relacionadas à proposta de alteração da Resolução, que trata das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Contábeis. Afinal, precisamos - como representantes da classe contábil – estar ativos nesse processo.”