Há menos de um mês para o fim, CRCSC alerta sobre a importância de declarar com antecedência
Data de Publicação: 30 de abril de 2025
Crédito da Matéria: Graziella Itamaro
Com poucos dias restantes para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) faz um alerta aos contribuintes que ainda não declararam e lembra que é hora de intensificar os cuidados para evitar correrias de última hora, erros e possíveis multas.
Segundo dados da Receita Federal, até esta terça-feira (29.05) 17.589.505 declarações já foram entregues no Brasil, destas 902.816 declarações em Santa Catarina o que representa 53,0% do esperado.
O prazo final para entrega da declaração termina em 31 de maio, e segundo a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, deixar para os últimos dias pode resultar em contratempos como lentidão no sistema, dificuldade para reunir documentos e até inconsistências que podem levar à malha fina. “O planejamento e a antecipação são muito importantes para garantir uma entrega mais segura e tranquila. Além de evitar multas por atraso, quem declara cedo e tem imposto a restituir, costuma receber nos primeiros lotes”, explica a presidente do CRCSC.
O Conselho também reforça a importância de buscar um profissional da contabilidade habilitado para auxiliar na declaração. “Ter o apoio de um profissional é economizar tempo e dinheiro, pois ao contratá-lo, o contribuinte tem maior tranquilidade e segurança ao ter o processo realizado por alguém com expertise. Além disso, os profissionais de contabilidade estão sempre atualizados sobre as mudanças na legislação do IRPF, o que garante que a declaração esteja em conformidade com as normas vigentes”, ressalta a presidente Marisa.
Para quem deixar de enviar no prazo, será cobrada multa no valor de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
Para quem ainda não fez a declaração, o CRCSC recomenda reunir desde já todos os documentos necessários, como informes de rendimentos, recibos médicos, comprovantes de despesas com educação, entre outros, além verificar se há pendências em anos anteriores que possam impactar a declaração atual e procurar um profissional da contabilidade.
Para mais informações sobre o Imposto de Renda 2025 acesse:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda
