CRCSC marca presença no IV Fórum Nacional de Fiscalização dos Conselhos Profissionais
Data de Publicação: 19 de maio de 2025
Crédito da Matéria: Maitieli Weber
Entre os dias 14 e 16 de maio, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) esteve representado no IV Fórum Nacional de Fiscalização dos Conselhos Profissionais, realizado em Brasília/DF. O diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho, e o coordenador do departamento de Fiscalização, Carlos Vinícius Gonçalves, participaram do evento, que reuniu conselhos profissionais de todo o país com o objetivo de aprimorar práticas e estratégias de fiscalização.
Com uma programação abrangente, o fórum abordou temas centrais para o fortalecimento da atuação fiscalizatória, como o planejamento estratégico das ações de fiscalização, a unificação de sistemas, a fiscalização baseada em riscos, e os procedimentos ético-disciplinares. Durante o evento, oficinas práticas permitiram a aplicação de conceitos em casos simulados, incentivando a troca de experiências entre os participantes.
Entre os destaques da programação estiveram os debates sobre o Acórdão 453/2023 do Tribunal de Contas da União (TCU), que trata da necessidade de uma abordagem mais integrada e eficiente na fiscalização exercida pelos conselhos. Também foram discutidas ações de combate ao exercício ilegal da profissão e a atuação dos conselhos na defesa da sociedade e da ética profissional.
O portal de transparência do sistema CFC/CRCs foi elogiado pelos palestrantes durante o evento e mencionado como um exemplo a ser seguido. Neste ano, os Conselhos de Contabilidade conquistaram o 1º lugar no ranking nacional de transparência dos conselhos de fiscalização profissional, criado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Para o diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho, o fórum representou uma importante oportunidade de integração e aprendizado entre os conselhos de diferentes regiões e segmentos.
"Participar deste fórum é essencial para que possamos alinhar nossas práticas com os mais altos padrões de fiscalização. A troca de experiências com outros conselhos amplia nossa visão e fortalece o compromisso com a qualidade e a ética no exercício da profissão contábil", destacou Petronilho.
O portal de transparência do sistema CFC/CRCs foi elogiado pelos palestrantes durante o evento e mencionado como um exemplo a ser seguido. Neste ano os Conselhos de Contabilidade conquistaram o 1º lugar no ranking nacional de transparência dos conselhos de fiscalização profissional, criado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Para mais informações sobre a programação completa do evento, acesse: https://forum-nacional-de-fiscalizacao-dos-conselhos.silp-forum.com.br
