Artigo: Dia do Contabilista

Data: 26 de abril de 2010

Sergio Faraco
Presidente do CRCSC

Desde 1926, comemora-se em 25 de abril o Dia do Contabilista, categoria profissional que engloba contadores (bacharéis em Ciências Contábeis) e técnicos em contabilidade (ensino médio). Passados mais de 80 anos da data que marcou o início da luta pela regulamentação da profissão, conquistada em 1946, é perceptível a mudança na forma como a sociedade enxerga o profissional da contabilidade.  Cada vez mais, as empresas, os contribuintes e o cidadão percebem o alcance de seu trabalho.

O contabilista é hoje figura-chave para que as organizações possam fazer uma trajetória exitosa. Qual uma bússola, ele  ajuda a administração a manter a rota prevista e afasta as incertezas provocadas por turbulências que atingem muitas vezes a economia mundial ou o mercado interno.
            O profissional da contabilidade, porém, não lograria êxito nesta travessia se não tivesse – nos últimos anos – investido fortemente em sua capacitação, respaldado por um amplo programa de Educação Continuada oferecido pelas entidades contábeis, capitaneadas pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC).
É esta formação que tem lhe permitido evoluir e acompanhar as mudanças que afetam a área contábil, a exemplo da convergência das normas contábeis, tanto da área privada como pública, ao padrão internacional. Atualmente, além de sólidos conhecimentos de contabilidade, o profissional possui boas noções de finanças, economia e gestão, bem como de ciências humanas, ética e responsabilidade social.
Ao mesmo tempo em que se dedica a fortalecer a gestão das organizações, ele também se engaja em iniciativas sociais, dedicando parte de seu tempo a fiscalizar a aplicação dos recursos na  merenda escolar, a assessorar entidades do terceiro setor e a fomentar as doações para o Fia (Fundo  para a Infância e Adolescência). Dessa forma, com seu trabalho e esforço, garante uma sociedade mais justa, transparente e fraterna.

Fonte: Diário Catarinense