52º WCars aconteceu no CRCSC na semana do Contador

Data: 23 de setembro de 2022
Créditos: Maitieli Weber

Na última quarta-feira (21), aconteceu o  52º Simpósio Mundial de Auditoria Contínua e Relatórios (52º World Continuous Auditing & Reporting Symposium – WCARS), o principal fórum para a discussão de pesquisa e prática na aplicação de tecnologia para auditoria contínua e relatórios. O encontro aconteceu de forma presencial no auditório do CRCSC, um dos parceiros da realização do simpósio, assim como a Universidade Federal de Santa Catarina, o RUTGERS (The State University Of New Jersey), a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas) FEPESE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O evento contou com a abertura da comissão organizadora do evento, composta pela professora Fabrícia Silva da Rosa e pelo professor Luiz Alberton.  A professora agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento que promove o networking, por meio do formato presencial e on-line. O professor Luiz agradeceu, em nome da presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, a presença de todos, destacando as diversas áreas de atuações da contabilidade presentes no evento. “Temos representantes de órgãos de controle do governo federal e estadual, profissionais da área contábil que atuam na área de perícia e auditoria, buscando conhecimento em auditoria contínua e tecnologias que ajudam a minerar dados”, pontuou Alberton, que também parabenizou os profissionais pelo Dia do Contador.

Na sequência, o professor Miklos Vasarhely, idealizador do simpósio, falou sobre a importância do WCars, pontuando que o congresso, além de ser realizado no EUA e no Brasil, também acontecerá na Espanha e, posteriormente, na Índia. Ele se desculpou por não estar presente no evento, mas disse que o formato on-line também tem suas vantagens. “Hoje eu terei o prazer de “operar” com a professora Jun Dai, que foi nossa aluna na RUTGERS e, por ser virtual, ela poderá participar. Sejam bem-vindos”.

Professor Maurício Codesso também fez o uso da palavra, dizendo ser uma felicidade retomar o Wcars, mesmo que no formato híbrido. Ela falou sobre a utilização de tecnologias emergentes para a melhoria dos processos de contabilidade e auditoria e do dia a dia do profissional. “As empresas estão precisando e a academia está trabalhando para incorporar cada vez mais, e o congresso reflete isso. Há cada vez mais demanda por essa área”.

O evento contou com painéis que trataram sobre Auditoria Analítica e Business Intelligence; Big Data; Garantia contínua; Detecção de fraude; XBRL; Software de Auditoria e de papéis de trabalho; Blockchain, entre outros temas. Saiba mais em https://wcars2022.paginas.ufsc.br/