Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

A contabilidade para a regulação de concessões públicas foi tema de mais uma edição da Câmara Técnica Debate


Data: 27 de fevereiro de 2023
Fotos: Reprodução/YouTube
Créditos: Bianca Backes


A "Contabilidade Regulatória com Ênfase nas Concessões de Serviços Públicas” foi o tema da edição da Câmara Técnica Debate do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), realizada no dia 16 de fevereiro. O evento, on-line, contou com participantes de todo o Brasil.

 

A vice-presidente Institucional e de Relacionamento com os Profissionais do CRCSC, Michele Patricia Roncalio, destacou a relevância do tema, que faz parte da vida de todos os cidadãos. “Podemos não nos dar conta, mas o tempo todo consumimos serviços públicos concessionados, desde a energia elétrica, abastecimento de água, até rodovias, ferrovias e portos”, exemplificou a dirigente, que profissionalmente atua no setor público.

 

O palestrante Silvio César dos Santos Rosa, que atua na Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), elogiou a escolha do assunto que, segundo ele, é uma área que carece de formação no mercado brasileiro. “A academia não proporciona, dentro dos cursos, um debate ou disciplina que desperte ao futuro contador um interesse para esta área”, explicou o palestrante, complementando que justamente por isso a realização de eventos como este são essenciais para a formação de novos especialistas.

 

A fala vem ao encontro do objetivo das câmaras técnicas, que “promovem a cultura do estudo das normas contábeis aplicadas ao exercício profissional com temas contemporâneos e conteúdos relevantes como estes”, de acordo com o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo.

 

Disponível no YouTube - Também palestraram o contador e economista Antoninho Luiz Baldissera, que é diretor de regulação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), a engenheira elétrica Gabriella Morais Ossani, sócia da LMDM Consultoria Empresarial e o contador Leandro G. M. Ferreira, também sócio da LMDM Consultoria Empresarial. Os debatedores foram Merlo, Michele e o conselheiro do CRCSC Ivan Gabriel Coutinho.

 

A gravação do evento está disponível no canal oficial do CRCSC no YouTube. No conteúdo programático, estão temas como a diferença entre Contabilidade Societária e Contabilidade Regulatória, metodologias de avaliação para formação de base de ativos regulatória, contratos de concessões e metodologia para apuração da Base de Ativos Regulatória (BAR).

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados