Em evento no CRCSC, representantes da Receita Federal do Brasil tiram dúvidas de profissionais da contabilidade

Data: 13 de março de 2023
Fotos: Maitieli Weber
Créditos: Bianca Backes

Auditores da Receita Federal do Brasil (RFB) vindos de Brasília, do Paraná e de Florianópolis, e profissionais da contabilidade dedicaram a manhã de quinta-feira (9) para uma integração, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). O encontro abordou aprofundamentos técnicos sobre questões como o programa Litígio Zero, Redesim, Portal de Negócios e sobre os sistemas informatizados da Receita.

“Assuntos que passam pelo nosso cotidiano enquanto profissionais da contabilidade”, destacou a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, na abertura do evento.

O superintendente adjunto da Receita Federal da 9ª Região Fiscal (PR e SC), Eriton Lima de Oliveira, acrescentou que a classe contábil é essencial ao sistema tributário brasileiro. “Vocês é que fazem essa engrenagem funcionar”, afirmou Oliveira.

“O papel da Receita não é punir ninguém. É garantir os recursos para que os serviços cheguem aos cidadãos”, complementou o superintendente.

Exemplo disso é o programa Litígio Zero. O analista tributário da Receita Maurício Futerko explicou que o objetivo é justamente dar a oportunidade de negociação aos contribuintes. Ele e o analista tributário da RFB Rafael Hartmann Gomes, que é chefe da equipe de Gestão do Crédito Tributário e do Direito Creditório 2, detalharam o programa, oportunidades de negociação e prazos.

::: CONFIRA FOTOS DO EVENTO CLICANDO AQUI

O auditor fiscal Emílio José Corso, que é o chefe da Divisão de Fiscalização da Superintendência da 9ª Região Fiscal da RF, falou sobre a adesão ao programa e sobre as ações fiscais em andamento.

As fases da jornada do usuário no módulo cadastral do Portal do Cidadão foram o foco da explanação do coordenador geral de Cadastros e Benefícios da RFB, Rériton Weidert Gomes.

O coordenador de Tecnologia e Segurança da Informação da RFB, Felipe Mendes Morais, detalhou o funcionamento e as premissas dos processos robotizados da Receita.

“Um privilégio poder contar com representantes da Receita Federal aqui na sede do CRCSC para tantos esclarecimentos relevantes ao nosso trabalho”, concluiu a presidente do CRCSC.

O evento foi gravado e será disponibilizado no canal do CRCSC no YouTube.