Observatórios Sociais foram destaque em evento de Contabilidade Pública

Data: 28 de junho de 2012

O Controle Social desenvolvido pelos Observatórios Sociais (OS) foi destaque no 2º Encontro Catarinense de Contadores e Controladores Públicos, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), realizado em Rio do Sul, nos dias 21 e 22 de junho, que contou com mais de 400 profissionais da área.

Na quinta-feira, o presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ater Cristófoli, participou de um “talk show” sobre a Lei de Acesso à Informação, em vigor desde o mês de maio, que permite a todo cidadão ter acesso a documentos públicos, como processos licitatórios, repasses de recursos e registros de despesas. O debate foi moderado pela coordenadora do evento e conselheira do CRCSC, Michele Patrícia Roncálio, e contou ainda com a participação de representantes da Secretaria da Fazenda (SEF), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Controladoria Geral da União (CGU).

Cristófoli ressaltou a importância e efetividade dos Observatórios Sociais, que são entidades que não recebem recursos públicos nem possuem qualquer vínculo político-partidário, apresentando exemplos concretos em que milhões de reais foram economizados pelos Municípios em função da atuação da rede. O Presidente do OSB enfatizou o caráter preventivo do controle social realizado pelos Observatórios Sociais, ou seja, antes que ocorra a malversação do dinheiro público, diferentemente da atuação do controle interno exercido pela CGU ou externo, pelo MPU, que se dará apenas posteriormente. Por fim, Cristófoli informou que Santa Catarina é o segundo estado com mais OS, atrás apenas do Paraná, e convidou todos os participantes a defenderem e apoiarem a criação de OS em seus municípios, caso ainda não tenham sido implantados.

Também estiveram presentes no evento o coordenador do Observatório Social de São Joaquim, Paulo Sérgio de Souza, e, do Observatório Social de São José, o membro do conselho deliberativo, Tadeu Pedro Vieira, e o presidente da diretoria executiva, Jaime Luiz Klein. Todos os participantes receberam um “folder” que contém informações sobre o que são e o que fazem os Observatórios Sociais.

Fonte: