Seminário debate prestação de contas eleitorais

Data: 3 de julho de 2012

Homologadas as candidaturas para as eleições municipais de 2012, os profissionais que irão trabalhar no pleito poderão aperfeiçoar seus conhecimentos participando do Seminário de Transparência na Prestação de Contas Eleitorais, que acontece na próxima quinta-feira, dia 5, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC),  em Florianópolis. Este mesmo evento estará sendo realizado, simultaneamente,  em todas as demais  capitais do Brasil, numa promoção do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com os CRCs e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

O Seminário é parte de uma Campanha Nacional que tem por objetivo  promover a legalidade na prestação de contas e transparência dos gastos apresentados nas campanhas eleitorais deste ano, estimulando a sociedade a acompanhar a arrecadação de receitas e a realização das despesas de candidatos, partidos políticos e comitês eleitorais.

Em Florianópolis, o encontro começa às 8h30min e se estende até às 18 horas, tendo como público-alvo contadores, advogados, pré-candidatos, representantes de partidos políticos e a sociedade em geral.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.cfc.org.br, no link Eventos.

Na oportunidade, a advogada Katherine Schreiner, que integra a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC e preside o Instituto Catarinense de Direito Eleitoral, apresentará os aspectos legais das Eleições 2012, abordando tópicos como Ficha Limpa, condutas vedadas, convenções e calendários.

A coordenadora de Controle Interno do TRE-SC,  Denise Goulart Schlickmann, falará sobre a atuação da Justiça Eleitoral perante a fiscalização das eleições nos aspectos legais e contábeis.

Representando o CRCSC, o contador e delegado da entidade, Tadeu Pedro Vieira, que também integra o Observatório Social de São José, apresentará a resolução de Prestação de Contas, no que se refere à arrecadação e realização de gastos, conta bancária, recibo eleitoral, comitês financeiros, prazos, doações, suprimento de caixa, relatórios e demonstrativos.

Fonte: CRCSC