Enecic congrega participantes de 23 Estados

Data: 4 de julho de 2012

Acadêmicos de 23 Estados brasileiros estão participando do XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis (ENECIC), aberto ontem à noite no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.

Promovido desde 1986, o evento é atualmente o  principal fórum universitário de debates sobre temas pertinentes à Ciência Contábil, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos.

Com o auditório lotado, a solenidade de abertura contou com a presença da vice-reitora da UFSC, Lúcia Helena Martins Pacheco, que parabenizou os estudantes pelo interesse em adquirir novos conhecimentos, visível no número expressivo de inscritos.

Já o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Adilson Cordeiro, disse que o mercado está carente de profissionais pró-ativos, que estejam em sintonia com a nova realidade contábil. Na sua visão, a Contabilidade passa por um  momento “impar”, por conta da adoção das normas internacionais de contabilidade e, também, do Sped. “Só quem se capacitar e investir em sua formação conseguirá garantir o seu espaço neste mercado”, observou.

O coordenador do XXVI Enecic, acadêmico Marcelo Machado de Freitas, destacou que a participação de representantes de 23 Estados é um marco na história do evento e um grande passo para a unificação e o fortalecimento do movimento estudantil contábil.

Após a abertura,  o contador e advogado tributarista Gilberto Luiz do Amaral, coordenador de estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), proferiu a palestra magna “Contabilidade do Futuro – Governança contábil”.  O pesquisador discorreu sobre a  evolução da ciência contábil e observou que, no futuro, o contador dedicará cada vez menos tempo ao governo e mais horas cuidando dos interesses de seus clientes. Para Amaral, o profissional precisa aproveitar os avanços da tecnologia e da inteligência artificial em favor das empresas e para conquistar uma posição cada vez maior nas organizações.
Nesta edição, o Enecic – que se estende até a próxima sexta-feira – está sendo realizado em conjunto com o 10º  Encontro Catarinense dos Estudantes de Ciências Contábeis (Ececon).

Organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFSC (CACIC), o XXVI ENECIC e o 10º Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis são uma promoção conjunta do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e seis instituições de ensino (UFSC, USJ,  Unisul, Ies/Fasc, Fadesc/Uniasselvi  e Assesc).

Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC / fotos Bruno Nunes