XXVI Enecic supera as expectativas

Data: 9 de julho de 2012

O XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis (ENECIC) foi encerrado, nesta sexta-feira, com um número recorde de participantes. Durante quatro dias, cerca de 1,3  mil acadêmicos de 23 Estados do país debateram, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis, temas voltados ao desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos.

No encerramento, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Raquel Souto, destacou a qualidade da  programação, que primou pela diversidade. “Foram abordados assuntos relacionados diretamente ao tema geral do evento “Contabilidade Tributária e Crescimento Econômico”, bem como questões como a convergência às normas contábeis internacionais, tanto na área pública como empresarial, empreendedorismo, Sped, e outros tópicos primordiais para quem quer ingressar no mercado de trabalho, capacitado e bem-preparado”, disse.

Além de ser uma das entidades promotoras, junto com seis instituições de ensino, o CRCSC também esteve representado nos minicursos oferecidos na parte da tarde. Na quarta-feira, o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, discorreu sobre Sped e Nota Fiscal Eletrônica, e o conselheiro Sergio Faraco conversou com os estudantes sobre empreendedorismo contábil. Já na sexta-feira, foi a vez das conselheiras Michele Patricia Roncalio e Rubia Albers Magalhães (vice-presidente de Registro) falarem sobre as perspectivas da profissão contábil, tanto na área pública como privada.

Mas não foram apenas temas técnicos a tônica do Enecic. Em uma palestra marcante, o professor Steven Dubner colocou em xeque o conceito de deficiência física ou mental, mostrando histórias de superação protagonizadas por atletas paraolímpicos do mundo inteiro. Para ele, deficiente é aquele que – mesmo com as duas mãos e duas pernas – não luta por um objetivo nem ama e tem prazer naquilo que faz. Formado em Educação Física, Dubner especializou-se no Brasil e nos Estados Unidos em esportes adaptados para portadores de necessidades especiais, tendo sido técnico da seleção brasileira masculina em cadeira de rodas.

Para o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, a comissão organizadora do evento está de parabéns: “Os participantes saíram deste encontro com uma visão bastante ampla da profissão e conscientes da importância cada vez maior da contabilidade para todos os tipos de organizações”.

Organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFSC (CACIC), o XXVI ENECIC e o 10º Encontro Catarinense dos Estudantes de Ciências Contábeis (Ececon) foram uma promoção conjunta do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e seis instituições de ensino (UFSC, USJ,  Unisul, Ies/Fasc, Fadesc/Uniasselvi  e Assesc).

Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC / fotos Estudio - Link Photodesign