CRCSC integra o Fempe

Data: 9 de julho de 2012

Com objetivo de discutir ações para fortalecimento da base econômica catarinense, na sexta-feira passada (6), aconteceu o encontro do Fórum Estadual Permanente das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais do Estado de Santa Catarina (Fempe), em Balneário Camboriú. “Com este trabalho, queremos reunir Governo e sociedade civil organizada para discutir questões pontuais e, através de comitês temáticos, apresentar propostas para o crescimento do segmento”, explicou o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual (DIMP) da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Harger.

Harger iniciou os trabalhos dando posse aos novos membros da Fempe. Representando o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), assumiram o conselheiro Sergio Faraco (titular) e o vice-presidente de Administração e Finanças, Marcello Seemann (suplente).

Além do CRCSC, integram o Fórum, representantes das Secretarias de Estado de Administração (SEA), Fazenda (SEF), Casa Civil (SCC), Articulação Nacional (SAN), Planejamento (SPG) e Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Complementando a participação governamental, participam o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro), a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Já pelo setor privado, estão presentes as Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio  (Fecomércio), das Empresas de Transporte de Cargas (Fetrancesc), das Associações Empresarias (Facisc), da Agricultura e Pecuária (Faesc), das Câmaras Dirigentes Lojistas (FCDL) e Catarinense dos Municípios (Fecam). Participam ainda as Associações das Micro e Pequenas Empresas de vários municípios catarinenses.

Durante a reunião, foram levantados temas que deverão ser abordados nas reuniões de atividades dos comitês temáticos: desoneração e desburocratização; investimento e financiamento; disseminação, informação, capacitação e inovação; comércio exterior e integração internacional e, por fim, compras governamentais e associativismo.

Conforme Sergio Faraco, o objetivo é criar um ambiente propício ao crescimento das empresas e ao seu funcionamento, reduzindo o ainda alto percentual de estabelecimentos que fecham as portas antes de completar cinco anos de atividades.
O próximo encontro da Fempe deve ocorrer em novembro.

Fonte: CRCSC, com base em informações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável