Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

CRCSC faz a entrega do Prêmio Destaques da Contabilidade 2010


Data: 17 de junho de 2010
Fotos:
Créditos:


\"\"  Além das principais lideranças contábeis catarinenses, estavam presentes os deputados estaduais Renato Hinnig e Reno Caramori, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Wilson Wan-Dall, e o diretor de contabilidade geral da Secretaria da Fazenda, Wanderlei Pereira das Neves, no ato representando o governador do Estado.
Indicados pelos próprios contabilistas catarinenses em votação realizada pela internet, receberam o Prêmio os contadores e, também, professores Oldoni Pedro Floriani, de Blumenau, e Antoninho Luiz Baldissera, de Chapecó.   Já na categoria Pioneiros, a homenagem foi entregue ao contador Venícius Búrigo, de Cocal do Sul, detentor do registro profissional nº 374, concedido em junho de 1947, e a empresa Mércur Contabilidade, de Xanxerê, que foi fundada em setembro 1957 e registrada no CRCSC em maio do ano seguinte.
Em seu pronunciamento o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, ressaltou uma característica comum aos currículos dos profissionais homenageados: “São pessoas que possuem uma grande vontade de conhecer, que investem de forma expressiva na educação continuada, bem como sabem da importância do contabilista participar de entidades contábeis e empresariais e em projetos de responsabilidade social”.
Reforçando essas palavras, ao agradecer o prêmio, o contador Oldoni Floriani observou que não adianta “experiência sem atualização”. Para ele, é preciso estudar muito, pois hoje “estamos vivendo um momento de oportunidades, em que a contabilidade é cada vez mais valorizada”. Também Baldissera ressaltou a importância do estudo e disse que o Prêmio era um marco em sua trajetória profissional.
Extremamente lúcido, aos 85 anos, o contador Venícius Búrigo conquistou os presentes ao contar fatos marcantes de sua vida, retratando um pouco sua paixão pela contabilidade, pela terra em que nasceu (Cocal do Sul) e pelo legado deixado por seus pais.

 
Conheça melhor os homenageados


\"\"Oldoni Pedro Floriani - Natural de Rio dos Cedros, é contador,  economista  e professor titular da Furb desde 1980, atualmente ministrando as disciplinas de Auditoria, Contabilidade Avançada e Governança Corporativa. Mestre em Gestão Moderna de Negócios (Furb) e especialista em Ciências Contábeis (Furb) e em Auditoria (UFSC), escreveu dois livros que abordam a questão da sucessão em empresas familiares:  Empresa Familiar ou... Inferno Familiar (1ª edição e 2ª edição revisada e atualizada) e Perpetuação das Sociedades à Luz do Direito Civil, ambos editados pela Juruá Editora.  Floriani atua há mais de 30 anos como auditor, sendo sócio-fundador da Actus Auditores Independentes,  com sede em Blumenau. É membro da Academia Catarinense de Ciências Contábeis e do Conselho Editorial da Revista Catarinense da Pesquisa Contábil.\"\"

Antoninho Luís Baldissera - Nascido em Joaçaba, é contador, economista e professor da Unochapecó, desde 1994, nos cursos de Ciências Contábeis, Econômicas e Administração. Mestre em Administração pela Esag/Udesc, também  ministra aulas em cursos de pós-graduação “latu sensu” em várias instituições de ensino, a exemplo da Unochapecó, Unoesc e Senac. Baldissera trabalhou na Sadia, por quase 15 anos, nas áreas de organização e métodos, custos e controladoria. No Frigorífico
Chapecó atuou por oito anos nas áreas de custos, orçamento empresarial e controladoria. Foi diretor de planejamento da Associação Comercial e Industrial de Chapecó – ACIC (2000 e 2001)  e, atualmente, é  gerente diretor da empresa Contness – Gestão e Conhecimento, prestando  consultoria a empresas na área de controladoria.        

\"\"Venícius Búrigo -  Nasceu em 1925 em Cocal do Sul, então um pequeno distrito de Urussanga, com pouco mais de 500 habitantes.  Seus pais eram tradicionais comerciantes da região. Junto com mais quatro irmãos, eles mantinham a Zeferino Búrigo e Irmãos, complexo comercial e industrial criado em 1895, que incluía atividades como abatedouro de carnes, açougue, padaria, fabricação de banha, cachaça e vinho artesanal. Com sede em Cocal do Sul, possuía filiais em Criciúma, Nova Beluno (hoje Siderópolis) e na Estação Cocal.
Concluiu em 1944 o curso de Contador pela Academia de Comércio de Santa Catarina, em Florianópolis. Formado, começou a trabalhar nas empresas da família como contador. Em 1960, adquiriu o ativo e o passivo do empreendimento, algo de que se orgulha muito, e que garantiu a continuidade de uma tradição de mais de 100 anos. Hoje, as atividades se concentram no comércio de materiais de construção e em uma papelaria.
Venícius Búrigo foi vereador por Urussanga (representando a vila de Cocal do Sul) e membro da comissão pró- emancipação de Cocal do Sul.

Mércur Contabilidade Ltda - Constituída em 25 de setembro de 1957, no município de Xanxerê, com a \"\"denominação social de Escritório Mércur de Contabilidade. Inicialmente, eram três sócios.
Em 1960, o técnico em Contabilidade Delézio Paulino Novello, ingressou no escritório trabalhando como empregado. Sete anos depois – em 9 de outubro de 1967 – ele torna-se sócio proprietário, posição que mantém até os dias de hoje. Já na década de 90, passa a participar da sociedade a contadora Elaine Guarnieri, atual presidente do Sindicato dos Contabilistas de Xanxerê.
Sob o comando de dois sócios - Delézio Paulino Novello e Elaine Guarnieri – a Mércur atualmente atende empresas de Xanxerê e região, de São Paulo e do Mato Grosso.
Fonte: Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados