Encontro da Fecontesc reúne as principais lideranças contábeis do Estado

Data: 24 de julho de 2012

As principais lideranças contábeis do Estado compareceram, sexta-feira passada, em  Chapecó, à assembleia e reunião plenária da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), organizadas pelo Sindicont Chapecó, no Lang Palace Hotel. Mostrando o prestígio e a valorização crescente da classe contábil, a abertura  da plenária contou com as presenças do prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, do presidente da Câmara Municipal, vereador Américo Nascimento Júnior, do deputado estadual e atual secretário de Desenvolvimento da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, e de outras autoridades ligadas à Secretaria da Fazenda, Receita Federal e Ministério do Trabalho.

Em seu pronunciamento, o prefeito fez questão de destacar o espaço ocupado hoje pelo profissional da contabilidade. Antes, segundo ele, o contador era visto apenas como alguém capaz de reduzir o imposto a pagar. "Hoje, a sociedade se conscientizou do quanto ele é fundamental para a boa gestão das empresas. Para as de pequeno porte, sua importância é ainda maior. Pode-se dizer que ele é a cabeça pensante quando se busca alcançar melhores  resultados", observou.

Sob a coordenação do contador Rodolfo Grosskopf, a reunião teve a participação dos presidentes e diretores dos 22 Sindiconts que formam a Fecontesc, bem como dos presidentes do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC),  Adilson Cordeiro, e dos Sescons Santa Catarina, Elias Nicoletti Barth, de Blumenau, Daniela Zimmermann Schmitt, e da Grande Florianópolis, Augusto Marquart Neto.

Entre os temas em debate estiveram o Sistema Previdenciário, com Luiz Carlos João; CND: falência e concordata, com José Carlos Faveri; CSP Brasil, com Itamar Kunert, e Segregação das contas contábeis, com o vice-presidente do CRCSC, Adilson Bachtold.

Também ocorreram assinaturas de convênios e apresentação de projetos voltados ao setor contábil, entre eles o programa Invest in Santa Catarina, uma parceria público-privada, exposto pelo deputado estadual e secretário da SDR Grande Florianópolis, Renato Hinnig.

Paralelo ao evento foi realizado o Encontro dos Assistentes Administrativos dos Sindiconts, que teve por objetivo debater  formas de aprimorar ainda mais o atendimento prestado pelas entidades, bem como estimular o congraçamento e a união dos colaboradores da rede de 22 sindicatos que integram a Fecontesc. Na avaliação da secretária do Sindicont Litoral, Miriam Schelenz Souza, o saldo foi bastante positivo: “Foi uma oportunidade para trocarmos ideias e discutir procedimentos”.

Para a secretária do Sindicont Fronteira, Rubia Gasperin Santi, é importante que  encontros como esse se tornem mais frequentes e abordem assuntos como técnicas de redação e de atendimento ao público.

Confira outros assuntos em destaque

Contabilizando com o IFRS e o Sped – Um dos pontos altos da reunião, foi a apresentação, pelo presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, do programa, que até o final do ano deverá ser oferecido em 10 municípios catarinenses.  “Serão contempladas as primeiras cidades que fecharem o número mínimo de 20 participantes”, alertou.  Com duração de 80 horas, divididas em 10 módulos, o Contabilizando tem por objetivo preparar os profissionais da contabilidade para a aplicação das normas contábeis internacionais e também do Sped.

Para Cordeiro, o curso vai auxiliar os profissionais a fazerem  frente as importantes mudanças pelas quais passa a Ciência Contábil. O programa será desenvolvido em parceria com os Sindiconts e os Sescons e, ao final, os participantes que tiverem 100% de frequência participarão do sorteio de três monitores LED 20 polegadas.

Convênio – Os presidentes da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf, e do Sescon Santa Catarina, Elias Nicoletti Barth, assinaram um termo de parceria em que a Federação dos Contabilistas se compromete a ajudar na disseminação da AR SESCON/SC como Autoridade de Registro para validação de Certificados Digitais junto aos associados, filiados e demais particulares.

Contesc – A Comissão Organizadora do maior evento contábil do Estado, presidida pela presidente do Sindicont Itajaí, Regiane Waltrick, decidiu fazer o lançamento oficial do evento no próximo mês de setembro, em local que será definido esta semana. A 28ª edição da Convenção da Contabilidade de Santa Catarina (Contesc) será realizada de 14 a 16 de agosto de 2013, no Centro de Convenções do Parque da Marejada, em Itajaí.

Fonte: CRCSC