Contabilizando: turma de Florianópolis começa com 51 participantes

Data: 5 de setembro de 2012

Depois de São Miguel do Oeste e Chapecó, chegou a vez de Florianópolis iniciar o programa Contabilizando com IFRS e Sped. Com 51 participantes, a aula inaugural ocorreu nesta terça-feira, dia 4, ministrada pelo presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, e pela contadora mestre em Ciências Contábeis (FURB), Mara Jaqueline Santore Utzig.

Até o final do ano, serão constituídas  12 turmas nas mais diferentes regiões do Estado. “O interesse tem sido tão grande que já não há mais vagas em algumas localidades”, constata o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Adilson Cordeiro. “Nas três cidades que já iniciaram o programa, o número de inscritos  superou as expectativas e tivemos  que fazer adequações para comportar todos os profissionais interessados”.

Iniciativa inédita no país, o Contabilizando com  IFRS e Sped está sendo promovido pelo CRCSC em parceria com a Federação dos Contabilistas (Fecontesc) e demais entidades contábeis. Com 110 horas/aula, o objetivo é oferecer ao profissional o conhecimento necessário para fazer frente às mudanças provocadas pela adoção das normas internacionais de contabilidade e da escrituração digital. O programa proporciona, ao longo de quase quatro meses, uma visão estratégica sobre a Contabilidade como ferramenta de gestão, habilitando o profissional para um processo de liderança, dentro de um contexto de alta competitividade.

Conforme a professora Mara Utzig, o curso propicia a quebra de vários paradigmas. “A aplicação das normas internacionais exige que o profissional adote uma visão mais gerencial da contabilidade, pois o objetivo final é fornecer informações aos investidores e não apenas ao fisco, como a maioria está acostumada”, observou.

A expectativa do contador Darley Grando, da turma de Florianópolis, é finalizar o programa com uma visão melhor de como aplicar na prática as IFRS. “Cursos de quatro ou oito horas são insuficientes diante da complexidade do assunto”, afirmou.

Na avaliação da contadora Samandra Branger, também da turma de Florianópolis, o curso vai permitir um conhecimento mais aprofundado de um assunto bastante novo, que são as normas internacionais.

Ao final do curso serão sorteados, em cada turma,  três monitores LED de 20 polegadas entre os participantes que obtiverem 100% de frequência. O sorteio será realizado na última aula - Módulo X.

Informações completas no site www.crcsc.org.br

Fonte: Márcia Quartiero (Assessoria de Comunicação CRCSC)