Oficinas e palestras marcam o VI Secontavi

Data: 26 de setembro de 2012

Mais de 600 estudantes e profissionais da contabilidade prestigiaram o VI Seminário de Contabilidade do Alto Vale do Itajaí – Secontavi, realizado nos dias 19 e 20 deste mês, no Cine Teatro Dom Bosco. Com o tema “A importância da Contabilidade no processo de gestão empresarial”, o encontro debateu temas como o Sped e as normas internacionais de contabilidade (IFRS).

Na abertura do evento, o vice-presidente de Administração e Finanças, Marcello Seemann, representou o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) na mesa de autoridades. Em seu pronunciamento, ele ressaltou as mudanças pelas quais passa a contabilidade e parabenizou o Sindicont Alto Vale pela promoção do encontro: “Nossa profissão ganhou um novo status e se tornou uma das carreiras mais promissoras e demandadas no País. Para acompanhar as mudanças, porém, é preciso investir em qualificação, como os participantes deste seminário estão fazendo”, destacou. “Vocês poderiam estar, neste momento, no conforto de seus lares, com as suas famílias. Mas, ao invés disso, preferiram usar o seu tempo para entender melhor a grande revolução que atinge a contabilidade”.

Realizado bianualmente, o Seminário visa estimular o aprendizado e a discussão sobre temas atuais, proporcionando aos participantes, oportunidades para reciclagem e aperfeiçoamento na área contábil. “O Seminário abordou temas que fazem parte do cotidiano do profissional contábil, bem como mostrou a força que a nossa classe tem e toda a influência que ela exerce sobre a sociedade”, destacou o presidente do Sindicont, Paulo César da Silva.

O primeiro dia do evento foi marcado pela palestra “Sped – A nova visão da contabilidade fiscal e novidades eletrônicas”, ministrada pela professora Tatiane Beiflus Zastrow, que ressaltou a importância de se adequar a esta nova exigência.

A programação continuou na quinta-feira, pela manhã, com a realização  de oficinas sobre “Redação Empresarial” e “Administração do Tempo”. À noite, foi debatido o tema “IFRS para pequenas e médias empresas – As mudanças e impactos para profissionais e empresas de contabilidade”. Em seguida, aconteceu a palestra motivacional de Adroaldo Lamaison, que, de forma muito divertida, falou sobre o comprometimento dos profissionais na busca por resultados.

Durante o VI Secontavi aconteceu o sorteio de diversos prêmios, como certificações  digitais, livros, leitoras e um tablet. Para participar do evento, cada participante deveria  contribuir com um quilo de  alimento, o que garantiu a arrecadação de  442 quilos, que agora serão destinados a instituições assistenciais da região.

A sétima edição do Seminário, que já faz parte do calendário de eventos do Sindicont Alto Vale, deverá ocorrer em 2014.

Fonte: CRCSC, com informações do Sindicont Ato Vale