Polícia prende mais duas pessoas supostamente envolvidas em sonegação fiscal no

Data: 14 de julho de 2010

Mais duas pessoas foram presas preventivamente suspeitas de envolvimento em um esquema de sonegação fiscal que beneficiava uma empresa de Xavantina, no Oeste de Santa Catarina.

Os dois servidores públicos, um do Paraná e outro catarinense, foram presos preventivamente na segunda-feira.

As prisões são mais um desdobramento da Operação Moccus, do Ministério Público, Secretaria da Fazenda, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Polícia Rodoviária Federal. Os mandados de prisão foram expedidos pela Comarca de Seara e os detidos encaminhados para o Presídio de Chapecó e Concórdia.

Entenda o caso

Segundo o MP, o esquema de adulteração e falsificação de documentos fiscais e informações contábeis, de fraude contra credores, lavagem de dinheiro ou bens e formação de quadrilha, era utilizado no ramo de comércio de suínos.

A fraude consistia basicamente em os produtores engordarem os porcos e os entregarem para um empresário que os revendia para frigoríficos, principalmente de São Paulo. As notas fiscais tinham metade do valor para que se pagasse menos impostos.

O empresário ainda é denunciado por não ter pago os produtores que engordaram os suínos. Ele transferiu seu capital para outras empresas da família, para não ser cobrado das dívidas. Um frigorífico de Ipumirim também é suspeito de sonegar impostos. A fraude pode ultrapassar R$ 10 milhões.
DIARIO.COM.BR