Assim como Blumenau e Itajaí, Florianópolis está impedida de registrar empresas

Data: 16 de agosto de 2010

Muitas cidades catarinenses já fizeram a integração ao sistema da Junta Comercial, que promete agilizar o processo de criação de novas empresas, com exceção de Florianópolis, Blumenau e Itajaí.

Sem o programa, a Capital está proibida, desde quarta-feira passada, de liberar alvarás para abertura ou fechamento de novas empresas.

O novo sistema de integração, batizado de Regin, começou a ser instalado em prefeituras catarinenses em 2006. Blumenau deve concluir o processo nesta semana, e Itajaí busca uma alternativa para tentar prorrogar o prazo.

A proposta do Regin é padronizar o atendimento em todo o Estado e agilizar o processo. Hoje, onde não funciona o novo sistema, a pessoa interessada em abrir uma empresa precisa buscar autorizações em diferentes órgãos, como a Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Federal. Com o sistema, tudo é padronizado na Junta Comercial.

Segundo o diretor da Junta Comercial de Santa Catarina, Antônio Zimmermann, parte do sistema já foi instalada na prefeitura da Capital, mas ainda são necessários alguns complementos. Zimmermann tem uma reunião com representantes da prefeitura marcada para esta segunda-feira.

O secretário executivo de Serviços Público da Capital, Salomão Mattos Sobrinho, espera que os últimos detalhes da instalação em Florianópolis possam ser acertados nesta reunião e prevê que o atendimento deverá ser normalizado ainda nesta semana. Ele espera que os processos atrasados nos últimos dias sejam compensados pela agilidade do novo sistema.
DIÁRIO CATARINENSE