Florianópolis, a Capital luso-brasileira da Contabilidade

Data: 18 de outubro de 2010

\"\"Na próxima quarta-feira, dia 20, Florianópolis se transforma na Capital luso-brasileira da Contabilidade, recebendo mais de 1,5 mil contadores de todos os estados brasileiros, de Portugal e de outros países de língua portuguesa. Durante três dias, o I Encontro Luso Brasileiro de Contabilidade  vai debater temas como Normas Internacionais de Contabilidade, transparência na gestão pública, ética e mercado de trabalho.
Com o tema "Separados pelo oceano, unidos pela contabilidade", o evento  é promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) de Portugal, em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC e o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC).
A abertura ficará a cargo do educador Gabriel Chalita, que ministrará a palestra “Reflexões sobre educação e ética profissional”. Já o encerramento, será feito pelo jornalista Luis Carlos Prates, que falará sobre “Ética e Profissionalismo sem Fronteiras”. Também estão confirmadas as presenças de Paulo Wollinger (MEC), Fábio Frezatti (USP),  Ricardo Cardoso (FGV) e Paulo Feijó (Secretaria do Tesouro Nacional).

A programação do Luso-Brasileiro também engloba o VIII Encontro Catarinense dos Estudantes de Ciências Contábeis (Ececon) e o Fórum da Mulher Contabilista. Durante o evento,  também, será debatido o projeto que vem sendo desenvolvido pelo Brasil e Portugal, desde 2006,  de Transferência de Conhecimentos da profissão Contábil para os Países de Língua Portuguesa, com o intuito de ajudar aqueles países onde a Contabilidade ainda não está suficientemente estruturada, a exemplo de Moçambique e Angola.

Assessoria CRCSC