ARTIGO: Capital da contabilidade

Data: 19 de outubro de 2010

por Sérgio Faraco  - presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC(

É com alegria e braços abertos que o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) recebe os mais de 1,5 mil contadores de todos os estados brasileiros, de Portugal e de outros países de língua portuguesa que participam, a partir desta quarta-feira, do 1º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, em Florianópolis. Para nós, é extremamente gratificante o fato de nosso Estado ter sido escolhido para sediar um evento desse porte, que debaterá, durante três dias, temas como normas internacionais de contabilidade, transparência nas contas públicas, ética e mercado de trabalho.

O encontro também é a consolidação de um grande projeto de responsabilidade social, desenvolvido, a partir de 2006, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (Otoc) de Portugal. Com o nome de “Transferência de conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa”, ele tem garantido o repasse de conhecimento técnico às nações onde a contabilidade ainda não está suficientemente estruturada, a exemplo de Moçambique e Angola. Somente aqueles países que usam o instrumental da contabilidade têm condições de aprimorar sua gestão e torná-la mais transparente e passível de ser fiscalizada e acompanhada pela população.

Não foi à toa que o CFC escolheu Florianópolis como a capital luso-brasileira da contabilidade. Além de estarmos na vanguarda quando o assunto é sobre ciências contábeis, basta andar pelas ruas da Capital para encontrarmos o legado açoriano, presente tanto nos pratos à base de frutos do mar quanto no casario antigo que embeleza a paisagem e no jeito tranquilo de ser dos nossos “manezinhos”.

Num ambiente como este, temos a certeza que o 1º Encontro Luso-Brasileiro, que tem como tema geral “Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade”, engrandecerá a nossa classe e unirá os milhares de profissionais que, hoje, até podem estar separados por um oceano, mas não estão separados pelo coração.

- Diário Catarinense - Seção Opinião