Palestras e talk show movimentam segundo dia do Luso-Brasileiro

Data: 22 de outubro de 2010

\"\"

O segundo dia do I Encontro Luso-Brasileiro, na quinta-feira,  foi marcado por uma intensa programação, que incluiu a realização do Fórum Catarinense da Mulher Contabilista e da primeira palestra do VIII Encontro Catarinense dos Estudantes de Ciências Contábeis (Ececon). Também houve o lançamento oficial do 8º Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que acontecerá em maio no município de Caldas Novas, Estado de Goiás, bem como da campanha  SOS Santana do Mundau e Água Preta, que visa arrecadar recursos para a construção de casas para as famílias atingidas pelas enchentes que castigaram a região nordeste no mês de julho. Os dois municípios se localizam, respectivamente, nos Estados de Alagoas e Pernambuco.

Fórum da Mulher Contabilista\"\"
O talk show que iniciou o Fórum da Mulher Contabilista reuniu no palco do Centrosul, às 14 horas, a deputada estadual por São Paulo Célia Leão; a diretora da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC), Filomena Moreira; e a presidente da organização não-governamental (ONG) Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter. A mediação do talk show foi feita pela jornalista e escritora Leila Ferreira.
As três participantes da “conversa informal” falaram um pouco sobre suas vidas pessoais e os trabalhos que realizam, no âmbito profissional e na vida dedicada às causas sociais. “Temos aqui hoje o feliz encontro dessas grandes mulheres, que vêm trilhando caminhos especiais”, comentou Leila Ferreira.
A deputada Célia, a Técnica Oficial de Contas Filomena e a presidente voluntária Maria Elena refletiram sobre vários aspectos que envolvem as mulheres, relataram suas experiências e falaram como elas veem a condição feminina nos dias atuais.
Com pontos de vista particulares sobre as questões discutidas, as três concordaram, no entanto, que, atualmente, depois de tantas conquistas, as mulheres estão “trocando os pneus do carro com o veículo andando”, uma analogia à sobrecarga de tarefas que existe na rotina feminina.

Palestra: Atributos da mulher no século XXI
A educadora e jornalista Anita Pires passou uma mensagem de otimismo na palestra que proferiu no I Fórum Catarinense da Mulher Contabilista, às 16 horas. Com base em vários estudos e pesquisas, ela traçou o perfil do gestor demandado pelo mercado de trabalho e observou que ele cabe como uma luva no perfil feminino. “As empresas estão procurando alguém com sensibilidade, que tenha capacidade para gerenciar pessoas, criar rede de relacionamento e com uma visão multidisciplinar. Elas já não querem um chefe autocrático, que não escuta seus colaboradores”, observou.
Frente a essa constatação, Anita Pires – que fez especialização em Ciências Políticas na França – acredita que o século XXI é da mulher. “Elas estão mais preparadas e com uma escolaridade maior, o que lhes garante um desempenho superior em concursos públicos e processos seletivos.”
Além de mais preparadas, as mulheres estariam, hoje, mais felizes. Conforme pesquisa da IBOPE Solution, empresa do Grupo IBOPE responsável por pesquisas de mercado ad hoc (sob encomenda), 76% das mulheres entrevistadas em todo o país disseram ser felizes. “Isso ocorre porque elas estão mais independentes, donas do seu próprio destino e sabedoras de sua força”, afirmou a palestrante. Anita Pires, porém, se mostrou preocupada em relação à violência doméstica e à participação ainda insignificante da mulher na vida política.

Palestra: Contabilidade Aplicada ao Setor Público
\"\"O coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF), da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, traçou um quadro de como está o processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, às 19 horas, no Fórum de Estudantes. De acordo com ele, as mudanças já estão em processo de consolidação. “As ações, promovidas em conjunto pelo Conselho Federal de Contabilidade e STN, foram desenvolvidas em cima de três focos: os profissionais, capacitando-os para a nova realidade, as normas e procedimentos necessários e – agora – os sistemas”, explicou. Nessa etapa, serão dadas as diretrizes para a elaboração dos sistemas de informação.
Para o representante da STN, a convergência deve ter seu ponto alto em 2013, quando as novas regras passam a ser obrigatórias não apenas aos Estados, mas a todos os municípios e começa a vigorar o plano de contas nacional. Paulo Feijó aconselhou os acadêmicos presentes ao evento a cobrarem das instituições de ensino o efetivo repasse do conhecimento necessário para atuar nesse novo cenário.

Maristela Giotto (CFC) e Marcia Quartiero (CRCSC)