Joinville recebe seminário sobre IFRS

Data: 25 de outubro de 2010

\"\"Cerca de 250 profissionais da contabilidade participam, na manhã desta segunda-feira (25), no hotel Bourbon, em Joinville (SC), do seminário IFRS para Pequenas e Médias Empresas. Ministrado pelo doutor em Contabilidade Ricardo Lopes Cardoso, o curso - dividido em cinco módulos - tem como objetivo formar multiplicadores das normas internacionais aplicadas às pequenas e médias empresas (PMEs), conscientizando-os da importância da adoção dessas normas no controle da situação econômica e financeira das empresas.

Durante o seu discurso, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, disse que "a aplicabilidade das IFRS é muito importante para que possamos estar em sintonia com as principais mudanças que ocorrem no cenário contábil". Segundo ele, muitos profissionais, infelizmente, veem esse processo de convergência como muito distante, orientando, de forma inadequada, os seus clientes. "Este Seminário tem a característica de formar multiplicadores para que esse conhecimento seja propagado", afirma Carneiro.

\"\"Vale ressaltar que a exigência não está restrita apenas a grandes empresas, a companhias abertas e a instituições financeiras, mas, também, a pequenas e médias empresas que, mesmo sendo de capital fechado, estejam obrigadas pelo Código Civil a apurar suas demonstrações anuais. Atualmente, 110 países e cem milhões de pequenas e médias empresas no mundo adotam as IFRS. Diante dessa realidade, é importante ressaltar que, no Brasil, onde 99% das companhias são micros, pequenas e médias empresas, os profissionais contábeis estejam preparados para assumir o seu papel nesse processo e, principalmente, apresentando as vantagens de se manter a contabilidade de acordo com as normas internacionais.

As normas internacionais de contabilidade começaram a ser exigidas no Brasil a partir deste ano. O processo, no entanto, trouxe uma série de desafios e oportunidades para os contabilistas brasileiros que, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, atingem a marca de 439 mil profissionais e 75 mil organizações contábeis. "Vários paradigmas estão sendo quebrados, entre eles, as alterações na estrutura do balanço patrimonial, fluxos de caixa, notas explicativas, ajuste a valor presentes", afirmou o presidente do CFC.

Para Nereu Martinelli, presidente da Martinelli Auditores, "o processo de adoção das IFRS para as PMEs é irreversível e toda empresa, baseada em assuntos contábeis, tem a responsabilidade de conhecer o processo de convergência", destacou.

O Seminário IFRS para Pequenas e Médias Empresas foi idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e Martinelli Auditores e contou com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sescon de Santa Catarina, Grande Florianópolis e Blumenau, Fecontesc e do Sindicato de Contabilistas de Joinville.

Compuseram a mesa de honra, Gilda Nessler (Sindicont Joinville); Jandival Ross (Fecontesc); Elias Nicoletti Barth (Sescon SC); Alfredo Hirata (Martinelli); Sergio Faraco (presidente CRCSC) e o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.

Para saber mais
O IFRS é adotado por mais de 110 países ao redor do mundo e o Brasil está inserido neste processo. Toda essa mudança de paradgima abrange profissionais que estão ligados direta ou indiretamente nas áreas contábeis ou financeiras como contadores, administradores de empresas, economistas, advogados e tecnólogos da informação.

As Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards), representa um conjunto de princípios contábeis considerados como princípios de alta qualidade quanto à transparência, objetividade, forma como reflete as transações e comparabilidade entre as empresas que o adotam ao redor do mundo

Para o Brasil, a adoção das normas traz benefícios internos e externos. No campo externo, a adoção insere o País no contexto econômico mundial, ajudando a internacionalizar empresas e negócios. Internamente, com a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), as normas regularizam e normatizam as características contábeis das empresas e faz a intermediação do debate entre representantes de todos os segmentos do mercado brasileiro ? governo, iniciativa privada e órgãos acadêmicos.

Os próximos Seminários serão realizados em São Paulo, 29 e 30 de novembro; Manaus 2 e 3 de dezembro; e Recife, 9 e 10 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas no site do CFC (www.cfc.org.br).