CRC, 64 anos

Data: 9 de dezembro de 2010

Por Sergio Faraco - publicado no Diário Catarinense (08/1\'2/2010)

\"\"

Em 27 de maio de 1946, o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou o Decreto-lei 9.295/46, que autorizava a criação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos conselhos regionais, atendendo a um antigo anseio da classe contábil, que, desde o final do século 19, reivindicava o reconhecimento da profissão e a sua regulamentação. O CRC de Santa Catarina (CRC-SC) foi formado em 8 de dezembro daquele mesmo ano, graças ao empenho das associações de profissionais de contabilidade de Florianópolis e Blumenau. Na oportunidade, foi formada a primeira diretoria, tendo como presidente o guarda-livros e perito judicial Anatércio Gonçalves Pereira e, como vice-presidente, o contador Osmar Cunha.

Inicialmente voltada apenas ao registro e à fiscalização do exercício profissional, a entidade ampliou – ao longo dos anos – o alcance de suas ações, investindo na área de educação continuada, por entender que a valorização da classe contábil passa pela maior capacitação e qualificação profissional. Cada vez mais, também, passou a se dedicar a campanhas de valorização profissional. O acerto dessa longa trajetória está expresso nos números deste conselho.

Atualmente, o CRC-SC reúne os mais de 20 mil profissionais da contabilidade em exercício no Estado. A entidade também está presente em todas as regiões catarinenses, com uma rede de atendimento que inclui a sede em Florianópolis, oito macrodelegacias em cidades-chaves de Santa Catarina e 29 delegacias. Por tudo isso, o CRC-SC sente-se orgulhoso, hoje, por comemorar os seus 64 anos.

SERGIO FARACO * | * Presidente do CRCSC