Abertas as inscrições para o Exame de Suficiência

Data: 10 de janeiro de 2011

A partir de hoje, até o dia 11 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para a primeira edição do Exame de Suficiência da área contábil, que será realizada em 27 de março, na mesma data e horário em todo o Brasil - das 8h30min às 12h30, horário de Brasília-DF. O detalhamento das informações sobre o processo de inscrições e as normas para a realização das provas estão no edital Exame de Suficiência nº 01/2010, publicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no Diário Oficial da União. O Exame será aplicado duas vezes ao ano, segundo a Resolução CFC nº 1.301/2010.

O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O Exame será constituído de duas modalidades de provas: uma para bacharéis em Ciências Contábeis e outra para técnicos em contabilidade. As inscrições podem ser feitas no site do CRCSC (www.crcsc.org.br).

Saiba mais

Inscrições: 10 de janeiro de 2011 a 11 de fevereiro de 2011 (on line, por meio dos sites do CFC, dos CRCs e da Fundação Brasileira de Contabilidade)

Taxa de Inscrição: R$ 100,00 (cem reais)

Provas:
- Técnico em Contabilidade
- Bacharel em Ciências Contábeis

Realização: 27 de março de 2011 (domingo)
 Horário: 8h30min  às 12h30min - horário de Brasília/DF
Observação: Somente poderão se inscrever no Exame, conforme período definido no Edital Exame de Suficiência n.º 01/2011, candidatos que tenham efetivamente concluído ou que venham a concluir até a data do Exame o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade.

As áreas abrangidas nas provas são:
Para técnico em contabilidade: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Noções de Direito, Matemática Financeira, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e Língua Portuguesa Aplicada.

Para bacharel em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Noções de Direito, Matemática Financeira e Estatística, Teoria da Contabilidade, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil, Controladoria e Língua Portuguesa Aplicada.

Detalhamentos dos Conteúdos Programáticos Aplicáveis às Provas: Os detalhamentos dos conteúdos programáticos estão publicados nos sites do CFC www.cfc.org.br, da FBC www.fbc.org.br e dos CRCs.
Aplicação: Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC)
Gabaritos: Também serão divulgados nesses sites, no prazo de até 20 dias após a data de realização das provas, os gabaritos das questões objetivas.
Relação de Aprovados: A relação dos aprovados no Exame de Suficiência será publicada, até 60 dias depois da data das provas, no Diário Oficial da União. A contar dessa publicação, os aprovados terão o prazo de dois anos para requererem, no CRC, o registro profissional.

As dúvidas em relação ao Sistema de Inscrições serão esclarecidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional/Departamento de Exames do CFC e pelo Departamento de Informática, por meio dos endereços eletrônicos suficiência@cfc.org.br e  informatica@cfc.org.br.