Fiscalização se reúne com profissionais de Joinville

Data: 21 de fevereiro de 2011

\"\"Dentro de sua política de manter um diálogo permanente com a classe contábil, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) se reuniu, na quinta-feira passada, com os contabilistas da região de Joinville, no Hotel Tannenholf. Tendo como anfitrião o Sindicont local, o evento contou com uma palestra do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Edson Luis Francês, que falou sobre  "Normas de Fiscalização do CRCSC nas Empresas de Serviços Contábeis".
Estavam presentes o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, os vice-presidentes Adilson Cordeiro e Adilson Bachtold, os conselheiros Osmar  Gumz, José Mateus Hofmann, Michele Patricia Roncalio, Lecir dos Passos Ghisi, José Carlos Perão e  Bruno João Tem-Pass, bem como o delegado do CRCSC em Joinville José Lourival Klein, a presidente do Sindicont, Gilda Nesler, e o presidente eleito da Fecontesc, Rodolfo Groskopf . Ao todo, compareceram 65 pessoas.

Em sua palestra,  o vice-presidente Edson Francês explicou a filosofia de trabalho da Fiscalização do CRCSC, bem como as mudanças que estão ocorrendo nesta área, fruto do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade e a aprovação da Lei 12.249/10, que alterou vários pontos da lei de regência da profissão contábil.
Conforme ele, a nova realidade levou o Conselho Federal de Contabilidade a promover importantes alterações no próprio Código de Ética da categoria, que – a partir de janeiro deste ano – já estão norteando o julgamento dos processos que tramitam nas Câmaras de Fiscalização. “O Código já contempla, por exemplo, a possibilidade de cassação do registro profissional, prevista na Lei 12.249/10”, observou.
O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina também conversou com os profissionais sobre o papel do Comitê de Pronunciamentos
Contábeis (CPC),  Normas Brasileiras de Contabilidade e a aplicação das  IFRS em Pequenas e Médias Empresas. Ele também apresentou os dados da Fiscalização em 2010 e comemorou os bons resultados do trabalho preventivo adotado pela atual gestão, que tem conseguido sanar problemas durante a própria visita do fiscal.
No período da tarde, aconteceu no Hotel Tannenholf uma reunião de julgamento de processos da Câmara de Ética e Disciplina e da Câmara de Fiscalização, onde foram julgados 18 processos.

\"\"

Os conselheiros das Câmaras de Fiscalização, junto com os responsáveis pelos setores de Fiscalização e de Processos do CRCSC.

Fonte: Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC