Governo do Estado vai criar Grupo Gestor do Regin

Data: 10 de maio de 2011

\"\"

Os presidentes do CRCSC, Sergio Faraco, e da Jucesc, Antônio Zimmermann, junto com o contador Gil Losso, representante da classe contábil na Junta Comercial

O presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Antônio Carlos Zimmermann, esteve no Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), nesta segunda-feira,  explicando medidas recentes adotadas pelo órgão para agilizar e aprimorar o Registro Mercantil Integrado – Regin. Dentre elas, consta a criação do Grupo Gestor do Regin, integrado por representantes de vários órgãos e entidades, a exemplo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), CRCSC, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Jucesc, Secretaria da Fazenda, Sescon/SC e Receita Federal.
Um dos principais  objetivos desse grupo será sanar problemas pontuais e localizados que ainda são verificados em algumas cidades do Estado. Ficará a cargo dele, “recepcionar as sugestões elaboradas pela sociedade, pelos usuários do Regin e pelos representantes dos órgãos públicos, analisá-las e indicar as providências a serem tomadas quando a sugestão for julgada procedente”.
Encaminhada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – pasta a qual a Jucesc está subordinada – a minuta do decreto que cria o Grupo Gestor já se encontra nas mãos do governador Raimundo Colombo.
No encontro realizado no CRCSC, o presidente da Jucesc ouviu várias manifestações de contabilistas do Estado, enviadas por e-mail ou feitas pessoalmente. Nelas ficou constatado que o maior gargalo - no processo  de registro de empresas - encontra-se no âmbito do Corpo de Bombeiros e das prefeituras.
Antônio Zimmermann informou que, em setembro do ano passado, a Junta Comercial firmou um convênio de cooperação técnica com a Fecam, voltado exatamente para o desenvolvimento de ações conjuntas, que possam contribuir para a desburocratização do processo de abertura e fechamento de empresas no Estado.
 Durante a reunião, o presidente da Junta fez um relato sobre como surgiu o Regin, seu lançamento em 2006 e a sua implementação por todos os municípios catarinenses. Em sua avaliação, apesar de ainda haver problemas pontuais em algumas localidades, o balanço é positivo. “Hoje, o tempo médio para o registro de uma empresa em Santa Catarina é de sete dias”, disse.
O presidente do CRCSC, Sergio Faraco, elogiou a iniciativa do presidente da Jucesc de procurar os contabilistas para mostrar como está o processo de registro de novas empresas no Estado.  Para ele, o fato das entidades contábeis estarem representadas no Grupo Gestor demonstra o reconhecimento do papel do profissional da contabilidade pelo governo do Estado.

Fonte: Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC