CRCSC participa de Treinamento de Contabilidade Pública do Sistema CFC/CRCs

Data: 11 de julho de 2011

A Vice-presidência de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade realizou, de 28 a 30 de junho, em Brasília, o Treinamento de Contabilidade Pública do Sistema CFC/CRCs. Participaram da capacitação cerca de 80 pessoas, entre responsáveis técnicos pelas áreas de Contabilidade e Financeira de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e do CFC.

Pelo CRC de Santa Catarina,  estavam presentes o gerente operacional, Claudio da Silva Petronilho, e os coordenadores Contábil, Martinho Nunes Santana, e de Atendimento, Leila Schons.

\"Treinamento

A abertura do evento foi feita pela vice-presidente de Controle Interno, Lucilene Florêncio Viana, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou os principais objetivos do Treinamento. "Queremos que os responsáveis técnicos das áreas de Contabilidade e Financeira tenham uma visão geral do processo atual de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS, na sigla em inglês)", afirmou. A vice-presidente também destacou que o CFC e os CRCs compõem o primeiro Sistema de entidades públicas a implantar o novo Plano de Contas editado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e alinhado às IPSAS.

\"Lucilene

Logo após a abertura, o Treinamento teve início com a palestra do coordenador-adjunto do Grupo Gestor de Normas Públicas do CFC, Joaquim Osório Liberalquino Ferreira. A programação contou ainda com palestras sobre o Sistema Informatizado SPW, os novos procedimentos e lançamentos contábeis e o Plano de Trabalho. Também houve fóruns para o esclarecimento de dúvidas.

\"mesaCI

Planejamento Estratégico

Esse evento foi o terceiro previsto no Planejamento Estratégico do CFC, para o biênio 2010/2011, com a finalidade de abordar a implantação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público no âmbito do Sistema CFC/CRCs.

O primeiro treinamento dos responsáveis técnicos pelas áreas de Contabilidade e Financeira dos CRCs foi realizado em 2010, em três Capitais: de 26 a 30 de julho, em Curitiba (PR); de 9 a 13 de agosto, em Cuiabá (MT); e de 30 de agosto a 3 de setembro, em João Pessoa (PB). A segunda capacitação a abordar o tema ocorreu no início de 2011, no CFC.

Comunicação CFC - Por Maristela Girotto